A construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) estará em pauta novamente na cidade de Porto Alegre. A 9ª Conferência Municipal de Saúde será realizada de 23 a 25 de março, seguindo a linha de debates da 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para ocorrer em julho.
O evento é realizado a cada quatro anos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde (CMS). O evento está aberto à participação de pessoas que utilizam o SUS, trabalhadores da área, gestores e prestadores de serviços. As inscrições serão abertas no início de fevereiro, junto com o lançamento do site do evento.
A conferência terá quatro etapas preparatórias com diferentes eixos de discussão. A primeira ocorre em 16 de fevereiro, às18h no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS – Av. João Pessoa, 52 – Centro – Porto Alegre/RS..
A participação nas preparatórias será pré-requisito para a inscrição na etapa final, com direito a voz e voto, e cada pessoa vai poder se inscrever em somente um eixo.
“Este é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade acerca das necessidades e prioridades para cada região da cidade, enfatizando a saúde como um direito e em defesa do SUS”, diz a representante da gestão da SMS junto ao evento, Elaine Oliveira Soares.
Confira as datas e eixos da etapa preparatória:
16/2/23 – Eixo 1 – O Brasil que temos. O Brasil que queremos.
2/3/23 – Eixo 2 – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.
9/3/23 – Eixo 3 – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.
16/3/23 – Eixo 4 – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Os debates ocorrerão sempre às 18h no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS – Av. João Pessoa, 52 – Centro – Porto Alegre/RS.
