A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) prorrogaram as inscrições da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI). O prazo, que teria se expirado nesta sexta-feira (31/3), foi estendido para o dia 28 de abril. Principal iniciativa de reconhecimento e estímulo à prática de inovação no país, o PNI busca contribuir no processo de aprendizado e possibilitar troca de experiências, auxiliando na identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhorias em inovação e gestão da inovação.
A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, alerta para a importância de se reconhecer o trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação das instituições e pesquisadores.
“O Prêmio Nacional de Inovação reconhece e incentiva os esforços das instituições brasileiras a contribuírem, cada vez mais, com novas ideias e boas práticas em inovação que viabilizem os cuidados com o meio ambiente e com o desenvolvimento econômico, social e tecnológico em todo o mundo”, explica a diretora da CNI.
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, também ressalta a importância do PNI. “O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa fundamental para apoiar as micro e pequenas empresas, pois reconhece e premia aquelas que se destacam na implementação de práticas inovadoras em seus negócios. Além de promover uma vantagem competitiva aos vencedores, o prêmio também possibilita a disseminação da cultura de inovação em todo o setor empresarial, além de fomentar a colaboração e cooperação entre as empresas, estimulando o desenvolvimento econômico do Brasil”, destaca Quick.
Vencedores vão ganhar imersão e curso de educação-executiva
O Prêmio Nacional de Inovação é mais uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), que contribui para a construção de um ecossistema de inovação sólido, em prol do aumento da produtividade e da competitividade da economia nacional, e do bem-estar dos brasileiros. Desde 2011, foram realizadas sete edições do prêmio que, somadas, tiveram 13.555 inscritos, reunindo instituições de todos os setores, portes e advindas de todo o país.
Os vencedores do prêmio vão ser contemplados com uma imersão em ecossistema de inovação organizada pela CNI e com uma bolsa em curso de educação-executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Categorias
A novidade desta edição do prêmio é a categoria denominada “pesquisador inovador”, voltada a reconhecer profissionais, homens e mulheres, que contribuem de forma muitas vezes decisiva para os processos inovativos nas empresas. De acordo com o regulamento, os pesquisadores, que atuam em um ou mais projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, precisam receber a indicação da empresa cadastrada na atual edição do Prêmio para realizar a inscrição, que não pode ser realizada pelo próprio pesquisador.
O público-alvo do PNI são pequenos negócios de todos os setores (comércio, indústria e serviço) e empresas industriais de todos os portes (pequenas, médias e grandes empresas), pesquisadores inovadores vinculados às empresas e ecossistemas de inovação. As categorias do prêmio são: Gestão da Inovação, Inovação de Produto, Inovação em Processo; Inovação para Sustentabilidade; e Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho.
Para cada categoria e para o destaque existem três modalidades de reconhecimentos: pequenos negócios, médias empresas e grandes empresas. Já para os ecossistemas de inovação as modalidades são: pequeno porte, médio porte e grande porte.
Fonte: site da Confederação Nacional da Indústria
