Cotidiano

Previsão do tempo: alerta de tempestades no Sul e muita chuva em outras 2 regiões

Veja como fica a previsão do tempo para esta segunda-feira nas cinco regiões do país

Previsão do tempo: A semana se inicia com a passagem de um novo sistema frontal na região, que vai provocar volumes de chuvas maiores que 70 mm, acompanhadas, possivelmente, de trovoadas e rajadas de vento, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

No Paraná e Santa Catarina, há aviso de perigo potencial de tempestade, com chuva entre 30 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, nas regiões do Vale do Itajaí, da grande Florianópolis, metropolitana de Curitiba e adjacências.

Chuvas intensas são esperadas no norte do Rio Grande do Sul, entre 20 e 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), conforme alerta do Inmet.

Entre os municípios que devem ser atingidos pelas precipitações estão: as as cidades catarinenses Blumenau e Brusque; Lapa e Paranaguá, no Paraná; e Frederico Westphalen e Erechim, no estado gaúcho.

Há perigo potencial de ocorrência de geada na parte sul do Rio Grande do Sul, com risco leve de perda de plantações e temperatura mínima até 3ºC, em especial nas cidades que fazem fronteira com o Uruguai, como Quaraí e Santana do Livramento.

Em Porto Alegre e cidades vizinhas, há previsão de muitas nuvens, porém sem indicação de chuvas. Temperaturas entre 10ºC e 18ºC.

Conforme a última atualização da Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. Foram confirmadas 155 mortes, 94 desaparecidos e 540.188 pessoas desalojadas.

A temperatura mínima fica em torno de 3°C, em São Joaquim, em Santa Catarina, e a máxima prevista é de 29ºC, em Paranapoema, no Paraná. A umidade relativa do ar varia entre 45% em Alegrete-RS e 100% em Curitiba-PR.

Veja a previsão do tempo para esta segunda-feira (20/05) nas outras regiões brasileiras:

Sudeste
Muitas nuvens em São Paulo, com previsão de chuva na Região Metropolitana e no litoral do estado, acontecendo a qualquer momento. No norte paulista, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o sol ainda aparece na maior parte do dia, com possibilidade apenas de chuva isolada e passageira. Nas demais áreas mineiras e no estado do Espírito Santo, o tempo segue firme e com predomínio de sol, sem previsão de chuva.

Centro-Oeste
O sol predomina por toda a Região Centro-Oeste. A umidade do ar segue baixa, com índices inferiores a 30% em algumas localidades. Não há previsão de chuva.

Nordeste
Chuva segue concentrada no litoral norte e leste da Região Nordeste, com destaque para a maior parte do Maranhão, centro-norte do Piauí e do Ceará, bem como litoral da Paraíba e de Pernambuco e também para Salvador. Nestas áreas a previsão é de pancadas de chuva a partir da tarde, acompanhadas por raios. O tempo segue firme no sul maranhense e do Piauí, sudoeste de Pernambuco e nas demais áreas da Bahia.

Norte
Tempo firme no centro-sul e no leste de Rondônia, extremo sudeste do Amazonas, centro-sul do Tocantins. Chuva a qualquer hora do dia, podendo vir em forma de temporais no centro-norte do amazonense e em Roraima, assim como no leste do Amapá. Pancadas de chuva a partir da tarde nas demais áreas da Região.

Fonte: Brasil61 e Canal Rural

Outras notícias e informações na seção Cotidiano do Infoflashbr.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo