Primeira avaliação do governo Lula tem 41% de “ótimo/bom” e 24% de “ruim/péssimo”

O governo Lula é bom ou ótimo para 41% dos brasileiros. Foi o que mostrou a mais nova pesquisa Ipec, divulgada pelo jornal O Globo neste domingo (19/03). O levantamento do Ipec aponta que 24% dizem que o governo é ruim ou péssimo, enquanto 30% dos brasileiros acham o governo Lula regular.

A nova pesquisa do Instituto Ipec revela que Lula ainda não conseguiu atingir os patamares de aprovação que teve no início de seus dois mandatos anteriores. Em março de 2003, Lula tinha 51% de avaliações boas e ótimas, e em março de 2007, 49%.

No atual mandato, os maiores níveis de avaliação boa e ótima de Lula foram registrados no Nordeste (53%), entre pessoas com estudo até o ensino fundamental (47%), entre pessoas com renda de até um salário mínimo (50%) e entre católicos (45%).

Já os grupos que mais consideram o governo atual como ruim ou péssimo são o Norte e o Centro-Oeste (31%), pessoas com ensino superior (29%), pessoas com renda acima de cinco salários mínimos (36%) e evangélicos (32%).

A pesquisa ainda mostra que uma parcela significativa das pessoas que avaliam o governo Lula como regular declaram ter votado em Bolsonaro no segundo turno de 2022. Dentre os que votaram no ex-presidente, 36% avaliam Lula como regular e 54% como ruim ou péssimo.

Sair da versão mobile