Dinheiro

Ranking mundial de confiança do consumidor tem o Brasil no 4º lugar

País está na liderança do ranking entre nações da América Latina, segundo pesquisa do Instituto Ipsos

O Brasil alcançou o 4º lugar no ranking mundial de confiança do consumidor, segundo o estudo Global Consumer Confidence Index de fevereiro, do Instituto Ipsos.

Na lista, o País aparece acima da média de 49,1 pontos entre os 29 territórios ranqueados, com 58 pontos. Isso representa um avanço do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de quase 2 pontos em relação a janeiro de 2024 e de 0,4 ponto na comparação anual.

Apenas Índia, Indonésia e Tailândia ultrapassaram o Brasil – que está em primeiro lugar do ranking entre os países da América Latina – seguido do México, com 57,5 pontos, e da Colômbia, com 51,2 pontos.

Segundo Marcos Calliari, CEO Ipsos no Brasil, o cenário de melhoria pode ser explicado pelas projeções mais otimistas do mercado de aumento do PIB brasileiro e pelo impacto no bolso dos brasileiros devido à bandeira verde nas contas de luz mantida pela Aneel.

Resultado no ranking era esperado

O resultado positivo do índice no mês de fevereiro já era esperado e quebra um movimento pessimista dos últimos três meses, já que “historicamente, janeiro é um mês mais pessimista no que diz respeito à confiança no consumo, já que as dívidas feitas com as compras de fim de ano incidem em sua maioria neste mês”, disse ele.

Ele ainda destaca o resultado da Argentina, que caiu 2,7 pontos em fevereiro ante janeiro, depois uma “lua de mel que durou muito pouco” após a eleição de Javier Milei no começo do ano. Isso deixou o país vizinho entre as quatro maiores quedas do mês.

A maior queda foi sentida pela Singapura, com uma desaceleração de 4,7 pontos, mas que ainda se mantém entre os 10 primeiros lugares de confiança pelos consumidores.

“Um movimento de otimismo bastante comum no pós-eleição, e que também vimos no Brasil após a posse de Lula. No entanto, a lua de mel dos hermanos durou muito pouco, e em fevereiro o indicador argentino já despencou 2,7 pontos, deixando o país entre as quatro maiores quedas do mês”, concluiu.

Como é feito o Ranking

As métricas de confiança do consumidor da Ipsos baseiam-se em dados de uma pesquisa mensal com mais de 21.000 adultos em 29 mercados, realizada na plataforma de pesquisa online Global Advisor da Ipsos e, na Índia, na sua plataforma IndiaBus. Eles são relatados pela primeira vez a cada mês pela Refinitiv como Índice de Sentimento do Consumidor Primário (PCSI).

As métricas incluem um Índice “Nacional” ou “Geral”, bem como quatro subíndices, cada um indicativo de um subconjunto de áreas.

Índice Atual : Situação financeira pessoal atual, economia local, confiança em compras e investimentos e segurança no emprego

Índice de expectativas: situação financeira pessoal futura, economia local e situação de emprego

Índice de Investimento: Confiança na compra e no investimento e situação financeira pessoal

Índice de empregos: confiança na segurança no emprego, experiência de perda de emprego e perspectivas de emprego

O Índice Global de Confiança do Consumidor é a média do índice geral ou “nacional” de cada um dos países pesquisados.”

Resumo das últimas tendências de consumo:

Os cinco principais países em otimismo do consumidor em dezembro de 2023
Índia – 64,3
Indonésia – 63,9
México – 60,0
Tailândia – 58,1
Singapura – 57,5

Principais tendências de confiança do consumidor segundo ranking da Ipsos

Os números mais recentes mostram que o Índice Global de Confiança do Consumidor está atualmente em 47,7, um aumento de 0,5 pontos desde novembro. É a primeira mudança significativa em sete meses.

Se excluirmos os nove novos países , o índice indicaria uma leitura de 45,5.

Leia mais sobre o Ranking no site do Instituto Ipsos.

Outras notícias e informações na seção Economia do Infoflashbr.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo