Relator descarta votação do projeto do CARF nesta terça-feira

O relator do Projeto de Lei 2384/23, que retoma o voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o deputado Beto Pereira (PSDB-MS), afirmou nesta tarde que o projeto do Carf não será apreciado nesta terça. O relatório de Beto Pereira está sendo alvo de uma série de pressões de parlamentares que querem mudanças no texto a fim de garantir a votação. O texto tranca neste momento a pauta da Casa. Enquanto ele não for votado, o texto do arcabouço fiscal e da reforma tributária não podem ser apreciados.

“HOJE NÃO (VOTA). VOU CONVERSAR COM AS BANCADAS E BUSCAR UM ENTENDIMENTO”, AFIRMOU ELE.

Em seu parecer, divulgado no começo da noite desta segunda-feira (3), Pereira manteve o atual limite de alçada aplicável aos recursos interpostos ao Carf, no valor de 60 salários mínimos. A derrota do governo no relatório já estava prevista, e foi construída com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O projeto é visto como uma das prioridades do governo no Congresso.

O relator também propôs em seu parecer a quebra do monopólio da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para o Instituto da Transação. Com a medida, a Receita Federal poderá oferecer ao contribuinte descontos antes da inscrição na dívida ativa. Na análise do relator, a medida vai permitir que haja uma redução no custo do processo operacional, facilitando a vida do cidadão. Essa é uma das tentativas de mudança das bancadas, mas o relator afirmou que não irá acatar.

Fonte: Congresso em Foco

Sair da versão mobile