Rússia considera que ataque ao Iêmen representa ameaça direta à paz mundial

O governo da Rússia considera que o ataque dos Estados Unidos e do Reino Unido às posições do movimento xiita Ansar Allah, também conhecido como houthi, que controla o Norte e o Centro do Iêmen, constitui uma ameaça direta à paz e à segurança globais. Foi o que afirmou Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Ela ressaltou também que a Rússia apela à comunidade internacional que condene as ações da coalizão ocidental.

“Apelamos à comunidade internacional para que condene firmemente o ataque ao Iêmen realizado por um grupo de países ocidentais sem mandato da ONU. Partilhamos as preocupações expressas pelos nossos parceiros regionais, em particular a Arábia Saudita, e apelamos à intensificação dos esforços internacionais para evitar uma maior escalada da situação”, declarou Zakharova no briefing desta sexta-feira (12/01).

“Consideramos que essa aventura da coalizão ilegal é uma ameaça direta à paz e segurança globais”, acrescentou a diplomata.

Zakharova recordou que a Rússia solicitou uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta-feira (12).

Na noite desta quinta, os EUA e o Reino Unido lançaram 23 ataques aéreos contra alvos em quatro províncias do Iêmen, incluindo a capital Saná, Hodeida, Taiz e Sadá, disse à Sputnik uma fonte do governo local. O Pentágono confirmou também que os EUA, em coordenação com parceiros, lançaram ataques contra alvos houthis no Iêmen.

Fonte: Sputnik News

 

Sair da versão mobile