
Queda de helicóptero com presidente do Irã gera apreensão entre autoridades globais
Helicóptero levava outras autoridades e caiu em região de difícil acesso
Queda do helicóptero no Irã! Representantes de diversos países demonstraram preocupação com falta de informações sobre o helicóptero que levava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi. O porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que ele também acompanha com preocupação o caso. A aeronave ainda não foi localizada, e o estado de saúde de Raisi não é conhecido.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que acompanha “o incidente com o presidente do Irã”, Ebrahim Raisi, neste domingo (19/05). Até o momento, não há informações sobre Raisi, os demais passageiros e da tripulação.
“O Ministério das Relações Exteriores acompanha o incidente com o presidente do Irã e está em contato com a embaixada em Teerã que, por sua vez, monitora a situação junto à chancelaria iraniana”, afirmou em nota do Itamaraty.
O helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi caiu enquanto visitava uma região do norte do Irã. Até agora, as equipes de emergência do país ainda não conseguiram chegar ao local da queda devido a condições climáticas.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, também estava a bordo da aeronave.
Vinte equipes de resgate e drones foram enviados para a área onde o helicóptero caiu. O local é de difícil acesso e há névoa densa na região, o que dificulta o trabalho das equipes de busca. Não está claro qual é o status exato do helicóptero de Raisi, informou a agência de notícias estatal iraniana.
Autoridades de países como Paquistão, Cuba e Venezuela publicaram no X sobre o acidente envolvendo o presidente do Irã.
Ajuda nas buscas. Arábia Saudita e Turquia ofereceram ajuda nas buscas.
Secretário-geral da ONU, António Guterres, espera pela segurança do presidente. É o que disse o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, segundo a agência de notícias iraniana IRNA.
Queda de helicóptero mobiliza anúncio de ajuda
Paquistão se manifesta. “Nossas orações estão com o presidente Raisin e toda nação iraniana” disse o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif.
O chanceler venezuelano, Yvan Gil, disse que o presidente Nicolás Maduro acompanha de perto a situação. “O povo e o governo bolivariano se mantêm em oração para que as equipes de resgate tenham êxito em devolver às suas casas sãos e salvos todos os ocupantes da aeronave presidencial iraniana”.
Presidente de Cuba. “Nossa solidariedade e os melhores desejos e esperança de que sejam localizados com saúde”, disse Miguel Díaz-Canel Bermúdez.
Rival regional do Irã, o ministério das Relações Exteriores do país expressou solidariedade e ofereceu “qualquer ajuda” que os iranianos precisem.
Turquia enviou ajuda para resgate. Segundo a rede de notícias Al Jazeera, o país enviou 32 montanhistas de resgate para auxiliar o Irã nas buscas pelo helicóptero do presidente.
Emirados Árabes Unidos. O embaixador dos Emirados Árabes no Irã, Saif Mohamed Al Zaabi, disse que reza pelo bem-estar do presidente iraniano e toda sua delegação. O país também se colocou à disposição para auxiliar na operação de busca e resgate. As informações são da Emirates News Agency.
Leia também: Escuridão, lama, neblina e montanha: o difícil resgate no Irã
Outras notícias na seção Mundo do Infoflashbr.



