
Taiwan simulará “invasão” anfíbia da China em exercícios, e aumenta tensão na região
A imprensa internacional revelou que Taiwan se prepara para “rebater” um ataque vindo do mar em meio às tensões militares com a China. Os militares de Taiwan realizarão exercícios de desembarque simultâneo de tropas inimigas em três praias da ilha, na quarta-feira (24) e quinta-feira (25), para identificar os pontos fracos de seus planos de defesa, informa o jornal Taiwan News.
Para os exercícios foram escolhidas áreas que os especialistas chamam de “praias vermelhas”, ou seja, onde as forças inimigas considerariam mais fácil desembarcar. Segundo o jornal, os membros da Marinha taiwanesa realizarão desembarques anfíbios simultâneos, enquanto as unidades do Exército do território autogovernado farão o possível para repeli-los.
As tensões têm crescido nos últimos anos em torno de Taiwan, principalmente quando o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu uma maior militarização da ilha em meio a declarações de uma suposta ameaça por parte da China. Seu sucessor Joe Biden tem promovido uma linha ainda mais assertiva, prometendo defender Taiwan em caso de um conflito militar, e continuando os suprimentos militares.
O governo chinês, por sua vez, se expressou repetidamente a favor de uma reunificação pacífica de Taiwan com a China, mas sem excluir o uso militar, e condena o que diz serem ações desestabilizantes por parte de países ocidentais, principalmente os EUA.



