Um avião da companhia regional Airlink, com sede em Joanesburgo, na África do Sul, sofreu uma excursão de pista na última quarta-feira (17/01) no Aeroporto de Pemba, em Moçambique.
O jato é um Embraer ERJ-135, que perdeu o controle após o pouso e parou fora da pista.
Todos os passageiros e tripulantes desembarcaram sem ferimentos reportados.
A SA Airlink divulgou um comunicado para confirmar que a aeronave que cumpria o voo 4Z 204, esteve envolvida numa “excursão em pista molhada ao aterrar” no Aeroporto de Pemba. A aeronave partiu de Joanesburgo, na África do Sul, às 12h31.
O avião tinha 32 passageiros e três tripulantes a bordo e, felizmente, nenhum ferimento foi relatado. Tanto a tripulação quanto os passageiros conseguiram deixar o jato pela entrada principal.
A pista permaneceu fechada por horas. As autoridades locais e os seus homólogos da África do Sul acompanham as investigações. A Airlink einformou que enviaria um avião reserva ao aeroporto para o voo programado de retorno.
De acordo com relatos iniciais, uma forte chuva caía na região do aeroporto no momento do acidente.
Outros acidentes:
A quarta-feira foi um dia nebuloso para a aviação no continente africano, com 3 acidentes registrados.
Na Somália, um cargueiro Fokker 50 da Jetways Airlines, registro 5Y-JWG, que realizava um voo de Mogadíscio para Ceel Barde com 4 tripulantes transportando ajuda humanitária de Mogadíscio, atingiu uma casa perto da pista de Ceel Barde. O comandante morreu, o primeiro oficial sobreviveu com ferimentos graves, os outros dois ocupantes sobreviveram. Ainda não se sabe se havia ocupantes na casa. A aeronave sofreu danos substanciais e a casa desabou.
Na Etiópia, uma aeronave modelo DHC-8 sofreu um colapso no trem de pouso assim que tocou a pista, fazendo a aeronave perder o controle. Passageiros e tripulantes saíram ilesos.
