André Weissheimer, ex-aluno da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), assumiu recentemente o cargo de diretor clínico do Programa de Pós-Graduação em Ortodontia da Universidade Harvard, em Boston, nos Estados Unidos.
O ex-aluno externou sua gratidão por tudo que aprendeu na UFSC. Para Weissheimer, a universidade foi fundamental na sua trajetória até Harvard.
“A formação sólida adquirida nos curso de graduação e principalmente especialização em ortodontia foram a base da minha trajetória profissional. Registro aqui a imensa gratidão à UFSC e aos professores da disciplina de Ortodontia, pois se hoje posso enxergar mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes”, disse.
O diferencial do curso foi o treinamento clinico sólido, que incluía várias técnicas de ortodontia e o atendimento a pacientes do NAPADF (Núcleo de Atendimento a Pacientes com Deformidades Faciais), da Universidade Federal de Santa Catarina, segundo André.
“Aprendi a tratar casos complexos com técnicas avançadas e que a dedicação e o cuidado ao paciente são ainda mais importantes do que qualquer técnica. Os tratamentos realizados no NAPADF fizeram diferença na vida de muitas pessoas e sinto orgulho de ter feito parte dessa história”.
Ele afirma que a paixão pela área que atua atualmente, se iniciou na UFSC e, em diversos momentos, foi inspirado pelos professores. Além disso, ele aponta que a universidade possui uma estrutura de primeiro mundo, o que faz com que o corpo docente seja algo comparado com o “extraordinário“.
UFSC privilegiou a ascensão de Weissheimer
Graduado em 2002, Weissheimer é diplomado pelo American Board of Orthodontics e membro da Edward H. Angle Society of Orthodontics. No ano de 2015, ele fez doutorado sanduíche em Los Angeles a partir de uma parceria com a PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e a USC (University of Southern California).
Segundo informações do site da UFSC, nesse período, ele decidiu que ficaria nos Estados Unidos para contribuir no desenvolvimento de uma empresa odontológica na Califórnia, que tem age nos segmentos de tecnologia e inovação em ortodontia, chamada InBrace. Atualmente, o professor atua em áreas de tratamento ortodôntico ao nível preventivo, corretivo e interceptivo em jovens e adultos.
Weissheimer tem mais de 40 publicações, capítulos de livros e patentes em seu nome. Depois de concluir a especialização na UFSC, fez mestrado e doutorado na PUCRS e residência em Ortodontia na USC.
