Vendas no varejo cresceram 4,6% nesta Páscoa em comparação a 2022

As vendas no varejo durante a Páscoa cresceram 4,6% este ano em comparação com o feriado em 2022. Foi o que mostrou o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O resultado embute o efeito da inflação do período e reflete a receita de vendas observadas pelo varejista. A análise compara as vendas realizadas entre os dias 3 e 9 de abril de 2023 com os dias 11 a 17 do mesmo mês do ano passado.

O segmento de supermercados impulsionou a alta, com crescimento de 21,7%. O varejo alimentício especializado – que inclui chocolaterias, docerias e confeitarias, entre outros estabelecimentos – cresceu 4,9%.

Na comparação com 2022, a região Sul teve o maior crescimento entre as cinco regiões do país, com 13,8%. Em seguida, vem o Norte (5,0%), Centro-Oeste (4,4%), Sudeste (4,3%) e Nordeste (1,9%).

Entre os estados, o grande destaque foi o Rio Grande do Sul (15,2%). Na sequência, aparecem Santa Catarina (10,7%) e Rio de Janeiro (9,6%).

Já o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revelou que, durante a semana de Páscoa (3 a 9 de abril), as vendas do comércio físico brasileiro caíram 2,5% em relação ao mesmo período festivo de 2022, quando o índice registrou aumento de 8,9%. Apesar disso, o final de semana do feriado (7 a 9 de abril) mostrou alta de 2,1% para o cenário nacional.

No cenário regional da cidade de São Paulo, a semana da Páscoa também marcou redução, essa de 2,2%. Nesse mesmo recorte, mas apenas durante o final de semana (7 a 9 de abril), as vendas do comércio físico marcaram alta de 1,5%.

Sair da versão mobile