Algumas vezes em que Wembanyama chocou a NBA
Há poucos novatos na história da NBA tão impressionantes quanto Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs, tem sido nesta primeira metade da temporada.
Seja pela absurda altura de 2,24m, seja pela surpreendente agilidade ou mesmo pelas performances de tirar o fôlego, o francês tem chamado atenção do público com uma série de jogadas inacreditáveis.
Rudy Gobert, pivô do Minnesota Timberwolves, conhece o novato como poucos, devido a relação de anos que mantém com o jovem. O veterano da NBA, deu, inclusive, conselhos ao compatriota quando ele chegou na liga após ser a primeira escolha do Draft de 2023.
Como jogadores, eles se encontraram na NBA pela primeira vez quando os Spurs de Wembanyama enfrentaram os Wolves de Gobert, em 10 de novembro, com a joia marcando 29 pontos, convertendo 12 dos 21 arremessos e anotando 9 rebotes e 4 bloqueios.
O resumo de Gobert sobre seu compatriota foi sucinto e animado: Wembanyama, segundo ele, seria um “problema real muito em breve” para todos na NBA.
Isso levou menos de quatro meses.
E, embora a evolução de Wembanyama esteja longe de estar completa, Gobert está parecendo mais profético a cada dia. O novato já produziu o equivalente a mais de uma temporada de destaques que deixaram seus colegas de equipe e seus adversários admirados.
Leia abaixo alguns dos feitos do fenômeno francês em uma lista que impressionará o fã de esporte.
Ainda na pré-temporada, em um intervalo de 90 segundos no primeiro quarto do jogo, Wembanyama:
Converteu um arremesso após enganar Andrew Wiggins e deixá-lo totalmente no ar;
Sofreu uma falta e fez o arremesso de um ângulo quase impossível antes de converter o lance livre;
Bloqueou uma tentativa de três pontos de Thompson e enterrou a bola na outra cesta enquanto Klay passava “voando”;
Uma sequência insana para um novato.
Com os Spurs perdendo por três pontos a dois minutos do final, o pivô dos Rockets, Jabari Smith Jr., tentou uma enterrada.
Entretanto, ele encontrou o Wembanyama, que desviou a tentativa com a mão direita e tropeçou para trás, para fora da quadra. Smith pegou o rebote e, quando tentava fazer uma bandeja, Wembanyama voltou à quadra e bloqueou com a mão esquerda.
Um pivô de 2,24m que acerta qualquer tipo de arremesso de 3 pontos é uma anomalia, mas Wembanyama, desde seus dias na França, especializou-se em um tipo específico de arremesso de 3 pontos: a versão com uma perna só.
A primeira aparição do movimento na NBA foi contra os Grizzlies. Faltando 10 segundos para o fim do tempo de arremesso, o francês deu um passo para fora do logotipo no centro da quadra e levantou-se em uma perna só para um arremesso de mais de 9 metros de distância. A bola, então, bateu na tabela, depois no aro, girou no ar e bateu novamente no topo da tabela antes de entrar.
Quando perguntados sobre qual foi o momento favorito daquilo que Wembanyama apresentou até agora na temporada, vários colegas citaram o encontro com os Bucks dois dias depois do jogo contra os Grizzlies.
A primeira que chamou a atenção foi quando Wembanyama passou no meio do Antetokounmpo e Pat Connaughton, mas se viu longe demais para fazer uma enterrada.
O que ele fez? improvisou. O francês jogou a bola na tabela, pegou-a enquanto estava no ar e fez uma ponte aérea, daquelas que normalmente só são vistas no All-Star Game.
Wembanyama criou mais jogadas para seus companheiros de equipe destacarem no decorrer da partida.
Faltando pouco menos de 10 minutos para o fim do terceiro quarto, Wembanyama conseguiu cortar um passe ruim de Connaughton e só tinha Damian Lillard em seu caminho. Talvez sentindo a futilidade iminente de seu esforço, o armador até tentou o desarme, mas o francês passou a bola por trás de suas costas. Ao fazer isso, ele se ergueu até o aro para enterrar em uma disputa com Brook Lopez.
Mas ele ainda não havia terminado. O francês encerrou a noite absurda no último minuto do jogo, quando os Spurs estavam tentando se recuperar. Tentando manter uma vantagem de apenas três pontos, Antetokounmpo avançou sobre Wembanyama e empurrou o novato com o ombro, tentando derrubá-lo, já que ele é mais leve.
O grego, então, tentou fazer uma enterrada, mas os longos braços de Wembanyama estavam lá para bloqueá-lo. De acordo com o Second Spectrum, portal de estatísticas esportivas, foi apenas a segunda vez nesta temporada que o ex-MVP levou um toco em uma enterrada.
Veja mais sobre a atuação de Wembanyama no site oficial da NBA.
Mais notícias sobre basquete na seção Esportes do Infoflashbr.
Fonte: ESPN
