
Xi Jinping visita Rússia e diz que os dois países possuem “objetivos semelhantes”
China e Rússia “compartilham objetivos semelhantes”. Foi o que afirmou o presidente chinês, Xi Jinping, em uma reunião nesta segunda-feira (20/03) com o presidente russo, Vladimir Putin, em visita que faz a Moscou.
“É verdade que nossos dois países compartilham os mesmos objetivos, alguns semelhantes. Temos feito esforços para a prosperidade de nossos respectivos países, podemos cooperar e trabalhar juntos para alcançar nossos objetivos”, disse Xi.
“Estou muito feliz por poder visitar a Rússia novamente, a seu convite. E a Rússia é o primeiro país que visitei após minha reeleição como presidente da China”, declarou o presidente chinês a Putin.
Xi também expressou apoio à reeleição do líder russo.
“Sei que a eleição presidencial da Rússia é no próximo ano. O desenvolvimento da Rússia melhorou significativamente sob sua liderança firme. Acredito que o povo russo continuará a apoiá-lo fortemente”, disse ele.
Xi disse que a China “valoriza muito” os laços China-Rússia e que ambos os países podem cooperar para cumprir suas metas de desenvolvimento.
De sua parte, o presidente russo, Vladimir Putin, exaltou o posicionamento de Pequim sobre a guerra na Ucrânia e não poupou Xi Jinping de elogios. O chefe do Kremlin também disse que pensou no plano de paz proposto pelo aliado.
Os dois chefes de Estado jantaram juntos, e nesta terça-feira (21/03) seguirão realizando discussões oficiais, com a esperada assinatura de acordos para aprofundar a cooperação russo-chinesa, principalmente na esfera econômica.



