Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (24/02) para falar sobre a data que marca um ano da invasão russa à Ucrânia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que convidou o presidente Lula para viajar ao seu país. A afirmação foi dada após Zelensky ter sido questionado pelo enviado especial do SBT, Sérgio Utsch, a respeito da proposta de paz formulada por Lula.
Em resposta ao repórter do SBT, o líder ucraniano disse estar “realmente ansioso” para se encontrar com o presidente brasileiro, e também afirmou querer a ajuda do Brasil para conversar com outros chefes de Estado da América Latina.
“Eu gostaria muito que ele me ajudasse e me apoiasse com uma plataforma para conversar com a América Latina. Eu estou realmente interessado nisso”, respondeu Zelensky. “Eu aprecio bastante que, em alguns aspectos, o Brasil realmente está apoiando a nossa integridade e soberania. Para nós isso é de suma importância, especialmente agora. Eu estou apenas esperando pelo nosso encontro, porque, você sabe, olho a olho, cara a cara, eu serei mais compreendido, a Ucrânia será mais compreendida”, completou o presidente ucraniano.
Na última quinta-feira (23/02), a Assembleia Geral da ONU votou por aprovar a resolução que reafirma a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, solicitando a retirada total das tropas a mando de Moscou. O Brasil foi o único do BRICS a votar a favor do texto junto a outros 140 países.
O convite a Lula foi confirmado pelo encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil
