
Efeito Madonna na economia: 8 em cada 10 quartos em Copacabana estão reservados
Associação HoteisRio usa a expressão “Efeito Madonna” para classificar a demanda na cidade
Furacão Madonna no Rio! Prévia divulgada nesta quinta-feira (18/04) pelo Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem da Cidade do Rio de Janeiro (HotéisRio) mostra que a ocupação de quartos no fim de semana de 3 a 5 de maio já passou dos 80% nos bairros de Copacabana e Leme. A tendência é que o percentual prossiga subindo com a demanda gerada pelo show da cantora Madonna na Praia de Copacabana, marcado para 4 de maio, sábado.
Os dois bairros da zona Sul da cidade registram 83,38% de ocupação de quartos, enquanto centro tem 67,95% e Ipanema/Leblon, 67,53%.
O HoteisRio usa a expressão “Efeito Madonna” para classificar a demanda e mostra que a média de ocupação hoteleira na cidade está em 70,79% para o fim de semana (de 3 a 5 de maio) do espetáculo.
“A tendência é que Copacabana, local do show, se aproxime da lotação máxima. Depois, a demanda vai se espalhar para as regiões próximas, que ofereçam opções de transporte”, disse o presidente do HotéisRio, Alfredo Lopes.
Prefeitura espera alto faturamento com show da Madonna
A prefeitura do Rio espera faturar uma alta cifra com a apresentação gratuita da cantora na praia mais famosa da cidade. Segundo expectativa divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), em parceria com a Secretaria de Turismo (SMTUR), somente a arrecadação extra do Imposto Sobre Serviço (ISS) em maio deve recuperar o investimento de R$ 10 milhões que a prefeitura fez no show. O mês deve ter uma arrecadação 20% maior que em 2023, projetam as secretarias.
“O show da cantora Madonna, em Copacabana, no dia 4 de maio, irá movimentar a economia carioca em R$ 293,4 milhões, valor 30 vezes maior do que os R$ 10 milhões investidos pela prefeitura do Rio em patrocínio”, explica a prefeitura.
Já estudo da plataforma Mymento revela dados do primeiro trimestre de 2024 e mostra crescimento no tíquete médio em passeios turísticos na cidade do Rio de Janeiro. Durante o primeiro trimestre de 2024, o tíquete médio das atividades turísticas no Rio de Janeiro atingiu a marca de R$ 673, representando um aumento considerável em relação ao mesmo período do ano anterior, de R$ 550.
O levantamento foi realizado com mais de 62 parceiros no Rio de Janeiro, a plataforma da Mymento facilitou a reserva de mais de 1.000 atividades turísticas na cidade, incluindo passeios de City Tour de carro, trilhas sem carro para conectar-se com a natureza e transfers para a região dos lagos. Os dados mostram que em 2024, as vendas offline representaram 58% do total, enquanto as vendas online responderam por 42%. No mesmo período de 2023, as vendas offline foram responsáveis por 53% das transações, enquanto as vendas online compreenderam 47%.
Outro dado apontado pela Mymento revela a preferência dos consumidores por dispositivos móveis na hora de realizar reservas e agendar atividades. Em 2024,aproximadamente 80% das vendas foram feitas através de dispositivos móveis, em comparação com os 88% registrados no primeiro trimestre de 2023. As vendas via desktop representaram 20% em 2024, contra 12% no mesmo período do ano anterior.
O Rio de Janeiro se prepara para um ano de 2024 repleto de grandes eventos na cidade, consolidando-se como um importante destino para o turismo de negócios brasileiro. O destaque fica por conta do Web Summit Rio, que reunirá líderes globais de tecnologia e inovação neste mês de abril, além de outros eventos como o Rio Oil & Gas, FIEE, ABAV Expo e World Travel Market Latin America.
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Fonte: Monitor Mercantil, com informações da Agência Brasil



