Começou nesta segunda-feira (1º/05), data que marca o feriado do Dia do Trabalho no Brasil, e se estende até a próxima sexta-feira (05/05), a 28ª edição da Agrishow, maior feira de tecnologia para a agropecuária do país. Segundo as entidades realizadoras da feira, a expectativa é de que a Agrishow supere os R$ 11,24 bilhões em vendas de máquinas agrícolas, de irrigação e armazenagem registrados na edição de 2022.
A Agrishow 2023, que acontece em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, conta com 530 mil m² e mais de 800 marcas expositoras presentes no evento, entre nacionais e internacionais. A previsão é de que mais de 190 mil pessoas visitem a feira, com a criação de 5 mil empregos temporários.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou na manhã à Agrishow acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que deve entregar títulos de revitalização fundiária, tratores e assinar títulos de assentamento estadual.
A presença de Bolsonaro no evento foi motivo de atrito entre a organização da feira e membros do governo Lula. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que a organização do evento sugeriu a ele que fosse apenas no segundo dia do evento, para evitar constrangimentos diante da presença de Bolsonaro na abertura. O gesto foi recebido no Palácio do Planalto como uma “descortesia” e como demonstração de uma priorização do ex-presidente.
Tradicionalmente, a feira recebe autoridades oficiais do governo na abertura. Devido à polêmica com o governo federal, as entidades organizadoras da Agrishow cancelaram a cerimônia de abertura do evento.
