Aniversário do rei Charles III teve agenda cheia e telefonema de Harry

Salvas de canhões do Palácio de Buckingham e da Torre de Londres homenagearam o rei britânico, Charles III, que completou 75 anos nesta terça-feira (14/11).  O rei multiplica suas atividades desde que ascendeu ao trono britânico há apenas 14 meses, após a morte de sua mãe, Elizabeth II.

O soberano esteve muito presente neste período, com suas recentes viagens oficiais à França e ao Quênia e suas atividades de combate à pobreza ou de defesa da natureza.

Apesar de não ter sido convidado para a festa de celebração dos 75 anos de idade do seu pai, Rei Charles III, o Príncipe Harry apareceu no vídeo que homenageia o monarca. A conta oficial da Família Real no Instagram publicou um vídeo recheado de fotos da vida no rei.

A primeira aparição do príncipe foi na foto do dia em que saiu do hospital depois que nasceu, em 1984, no colo de sua mãe, a Lady Di. Já o segundo clique é de Harry jovem, correndo pelas encostas durante uma viagem de esqui com o Rei. E em outra, aparece os dois sorrindo em um evento real no ano de 1996.

Na legenda, o perfil escreveu:

“Desejando a Sua Majestade, o Rei, um feliz aniversário de 75 anos”.

A agenda de celebração do aniversário do monarca foi organizada pela King’s Foundation, que se inspirou em seu programa de saúde e bem-estar, que organiza encontros mensais para idosos em uma casa de campo do século XVIII perto de Cumnock, na Escócia.

As demais cerimônias oficiais devem esperar até junho, como manda a tradição após o aniversário de um soberano britânico, com o desfile de bandeiras, organizado em um período mais propício às atividades ao ar livre.

Nesta terça, o soberano visitou um centro de distribuição de ajuda alimentar com a rainha Camilla para lançar um projeto de caridade no combate ao desperdício de comida e à fome.

O rei, que subiu ao trono em setembro de 2022, organizou ainda uma recepção à tarde no Palácio de Buckingham para 400 enfermeiras e parteiras, para comemorar o 75º aniversário do serviço público de saúde, o NHS, uma instituição querida pelos britânicos, mas que está em crise.

O dia terminou com um jantar privado, do qual não participouseu filho mais novo, Harry, que deixou o Reino Unido para se estabelecer na Califórnia.

Segundo a BBC, o duque de Sussex, de 39 anos, que nos últimos meses fez duras declarações sobre o pai e o irmão, William, o parabenizou por telefone.

 

 

 

Sair da versão mobile