Mundo

Após desabamento de ponte atingida por navio, equipes buscam desaparecidos

As temperaturas da água perto da ponte estão atualmente entre 7 e 8 graus Celsius

Um total de oito pessoas estava na ponte Key Bridge no momento do seu colapso, na manhã desta terça-feira (26/03), em Baltimore, nos Estados Unidos. Foi o que afirmou o secretário de Transportes de Maryland, Paul Wiedefeld.

Falando a repórteres em entrevista coletiva, Wiedefeld disse que duas dessas pessoas foram encontradas – uma está no hospital, a outra está bem e a busca pelas outras seis continua.

A temperatura da água é um fator crucial enquanto equipes de resgate procuram por pessoas desaparecidas após um navio derrubar uma ponte na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos.

As temperaturas da água no porto de Baltimore, perto do local do colapso da ponte, estão atualmente entre 7 e 8 graus Celsius.

Isso é uma temperatura perigosa para as pessoas que estão submersas nela e que “não estão preparadas para o que a exposição repentina pode fazer ao seu corpo e cérebro”, de acordo com um site de segurança em água gelada do Serviço Meteorológico Nacional americano.

Nadadores exaustos sem flutuação podem sobreviver em temperaturas de água de 4 a 10 graus Celsius por cerca de 30 a 60 minutos, enquanto o tempo provável de sobrevivência com flutuação é de duas a três horas, de acordo com a Universidade de Minnesota.

As operações de busca e salvamento já passaram da sexta hora desde a ocorrência do evento. O colapso aconteceu por volta de 1h30 no horário local desta terça-feira.

FBI descartou terrorismo na derrubada da ponte

Em um comunicado divulgado nesta terça-feira, o escritório local do FBI em Baltimore disse que “não havia nenhuma informação específica e crível que sugerisse qualquer ligação com o terrorismo neste momento” em relação ao colapso da ponte.

As equipes de resgate estão procurando pessoas na água depois que um enorme navio porta-contêineres colidiu com a ponte Francis Scott Key na manhã desta terça-feira. O secretário de Transportes de Maryland, Paul Wiedefeld, disse que oito pessoas estavam na Key Bridge no momento do seu colapso.

Falando a repórteres em entrevista coletiva, Wiedefeld disse que duas dessas pessoas foram encontradas – uma está no hospital, a outra está bem e a busca pelas outras seis continua.

A colisão causou o colapso da ponte e jogou pessoas e veículos para a água gelada, disse o chefe do Corpo de Bombeiros da cidade de Baltimore, James Wallace, durante uma coletiva de imprensa na manhã de terça-feira.

Duas pessoas foram retiradas do rio Patapsco, disse Wallace. Um deles não ficou ferido e o outro foi levado para um centro de trauma local em “estado muito grave”, disse ele.

Acredita-se que vários veículos tenham caído na água, incluindo um tão grande quanto um trator rebocador, disse Kevin Cartwright, diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros da cidade de Baltimore.

Navio que destruiu a ponte teve “problema de energia”

As autoridades confirmaram que o navio perdeu energia pouco antes da colisão. Moore disse que a tripulação notificou as autoridades sobre um “problema de energia”. Um policial disse à CBS News que o navio perdeu a propulsão antes de atingir a ponte.

“Se perdeu a direção e a potência, então basicamente é um navio morto apenas sendo carregado pela corrente ou pelo seu próprio impulso”, disse James Mercante, presidente do Conselho de Comissários Pilotos de Nova York.

Ele disse que o vídeo mostra uma “grande, grande nuvem de fumaça preta, realmente escura”, o que pode indicar que a energia da embarcação foi “restaurada no último minuto” e que o piloto estava “tentando fazer uma manobra de emergência” para evitar o colisão. No entanto, seria difícil parar o navio de 900 pés de comprimento.

“Levaria um bom tempo – provavelmente o comprimento de cinco [ou] seis campos de futebol – para parar aquele navio, mesmo depois de lançar as âncoras, devido ao seu poder e impulso. Este é um gigante”, disse Mercante.

Autoridades disseram em entrevista coletiva que um pedido de socorro foi emitido antes da colisão, o que permitiu às autoridades interromper o tráfego na ponte. As autoridades não esclareceram quantos veículos estavam na ponte no momento do desabamento. O vídeo infravermelho mostrou que os veículos entraram na água, mas não está claro se esses veículos tinham ocupantes. Vários veículos permaneciam no rio até o meio da manhã.

Moore disse que a decisão de interromper o tráfego na ponte “salvou vidas na noite passada”. O prefeito de Baltimore, Brandon Scott, disse à CBS News que o pedido de socorro “salvou muitas vidas” e permitiu que o pessoal de emergência chegasse ao local rapidamente.

Clique aqui e leia mais sobre a destruição da ponte.

Outras notícias na seção Mundo do Infoflashbr.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo