A Arezzo&Co e o Grupo Soma acertaram um acordo para a formação de uma empresa de R$ 12 bilhões, que reunirá mais de 2 mil lojas próprias e franquias e 34 marcas de moda. A operação, anunciada nesta quinta-feira (8), prevê a incorporação das ações do Grupo Soma pela Arezzo&Co, que passará a deter 100% do capital social do Soma. Os acionistas do Soma receberão 0,2285 ação da Arezzo&Co para cada ação do Soma que possuírem. A fusão ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores e dos acionistas das duas companhias .
A Arezzo&Co é uma das maiores empresas de calçados e acessórios femininos do Brasil, com marcas como Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans. A empresa foi fundada em 1972, em Minas Gerais, e hoje tem mais de 900 lojas no Brasil e no exterior, além de presença em mais de 50 países. Em 2023, a Arezzo&Co faturou R$ 2,1 bilhões, com um lucro líquido de R$ 240 milhões.
O Grupo Soma é uma das maiores empresas de moda e lifestyle do Brasil, com marcas como Animale, Farm, A.Brand, Fábula, Foxton, Cris Barros, Off Premium, Maria Filó e ByNV. O grupo foi criado em 2008, no Rio de Janeiro, e hoje tem mais de 1,1 mil lojas no Brasil, além de operações no Uruguai, no Paraguai e nos Estados Unidos. Em 2023, o Grupo Soma faturou R$ 2,4 bilhões, com um lucro líquido de R$ 180 milhões.
A fusão entre as duas empresas visa criar uma plataforma integrada de moda, que ofereça produtos e serviços para diferentes segmentos, públicos e ocasiões. A nova empresa terá uma receita líquida combinada de R$ 4,5 bilhões, um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 800 milhões e um valor de mercado de R$ 12 bilhões, com base nos preços das ações de 7 de fevereiro de 2024.
Segundo as empresas, a fusão trará sinergias operacionais, comerciais e financeiras, além de oportunidades de expansão e de inovação. A nova empresa terá uma presença nacional e internacional, com mais de 2 mil pontos de venda, e uma forte atuação no e-commerce, que representa cerca de 40% das vendas totais. A nova empresa também terá um portfólio diversificado de marcas, que atendem desde o público jovem e descolado até o público sofisticado e exigente.
As empresas afirmaram que a fusão respeitará a identidade e a autonomia de cada marca, que continuarão sendo gerenciadas por seus respectivos fundadores e executivos. A nova empresa terá como presidente do conselho de administração Alexandre Birman, atual CEO da Arezzo&Co, e como CEO Roberto Jatahy, atual CEO do Grupo Soma. A nova empresa também terá um comitê de sustentabilidade, que será responsável por definir e acompanhar as metas ambientais, sociais e de governança da companhia.
A fusão entre a Arezzo&Co e o Grupo Soma é uma das maiores operações do setor de moda no Brasil e no mundo, que cria uma empresa líder em seu segmento, com potencial de crescimento e de geração de valor para os acionistas, os clientes, os colaboradores e a sociedade. A nova empresa nasce com a missão de oferecer moda com propósito, qualidade, estilo e diversidade.
Por: Redação Infoflash
