
Artigo de Célia Ladeira – “Imagens obtidas pela CNN justificam CPMI”
* Por Célia Ladeira
O adiamento da instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, CPMI, para a semana que vem, por decisão do presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, reforça o receio de que as investigações dos atos do dia 8 de janeiro possam mostrar o envolvimento de órgãos do atual governo federal.
Esse envolvimento foi reforçado com a exibição nesta quarta-feira (19/04), em primeira mão pela CNN Brasil, de um vídeo das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, mostrando oficiais e funcionários do GSI, Gabinete de Segurança Institucional, deixando manifestantes atuar livremente no interior do edifício.
As imagens reveladas para todo o Brasil pela CNN mostram os grupos de pessoas que estavam na Esplanada dos Ministérios em Brasília, na tarde do dia 8 de janeiro de 2023. Os manifestantes entraram primeiro pela lateral do prédio do Supremo, virada para o Congresso. Nas imagens, é possível ver um grupo que derrubou grades e entrou em confronto com a polícia judicial. Uma viatura da PM encosta e a tropa de choque é desmobilizada, deixando o grupo chegar ao prédio do Supremo Tribunal Federal.
Na sequência, as imagens mostram ainda os grupos caminhando na direção do Palacio do Planalto, sede do governo federal, sem serem interrompidos. As pessoas estavam caminhando na pista sem serem interrompidas por tropas da Polícia Militar do Distrito Federal.
Em vários momentos, durante as depredações de invasores no Palácio do Planalto, câmeras de segurança mostram um capitão do Exército, integrante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e responsável pela segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. O militar não impede destruição e só olha os estragos. Um funcionário do GSI oferece água mineral aos invasores, sem tentar expulsá-los.
* Célia Ladeira é jornalista, professora universitária e PhD em Comunicação



