
Brasil sobe no ranking e agora possui a 12ª maior economia do mundo
O bom resultado do PIB brasileiro, que cresceu 2,9% em 2022, levou o Brasil a recuperar sua posição no ranking das maiores economias do mundo. Este ranking é organizado pela agência de classificação de risco Austin Rating, e com os números fechados de 2022, a lista colocou mostrou o Brasil novamente na 12ª posição entre as maiores economias mundiais. O país tinha caído para a 13ª colocação em 2021.
O ranking da Austin Rating não considera somente o valor nominal do PIB de cada país, mas também pontos como a taxa de crescimento das economias no último ano, a participação no PIB global, a taxa de câmbio, e ainda outros fatores. Desta forma, é possível observar algumas diferenças em comparação com o ranking elaborado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que considera somente os valores correntes do PIB.
Os Estados Unidos seguem liderando o ranking, com um PIB de US$ 25 trilhões, respondendo por cerca de 25% do PIB global. Já a China aparece na segunda posição, com US$ 18,3 trilhões e 18% de participação no PIB mundial.
O Brasil chegou a figurar na sexta colocação no ranking da Austin Rating em 2011, até hoje sua melhor posição. No entanto, o país começou a cair após sofrer com a recessão econômica de 2015 e 2016, ao longo do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
15 maiores economias do mundo em 2022, de acordo com o a Austin Rating:
Estados Unidos
China
Japão
Alemanha
Índia
Reino Unido
França
Canadá
Rússia
Itália
Brasil
Coreia do Sul
Austrália
México



