EntretenimentoEsportes

CBF vai promover ações contra o racismo na rodada do Brasileirão neste fim de semana

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai promover ações contra o racismo na nona rodada do Campeonato Brasileiro. A iniciativa vai acontecer nos dez jogos da rodada, que tem início neste sábado (27/05), com a partida Athletico x Grêmio, às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba.

De acordo com a CBF, a campanha de combate ao racismo vai contar com a participação dos atletas e da equipe de arbitragem. A frase “com o racismo não tem jogo” será estampada nos estádios.

Os jogadores vão entrar em campo vestindo camisas com a mensagem, que também estará nas faixas dos capitães, nas moedas utilizadas pela arbitragem a nas bolas dos jogos.

Atletas se unem contra o racismo

Uma das ações prevê a manifestação dos atletas assim que o árbitro autorizar o início das partidas. Eles devem sentar no gramado por 30 segundos em apoio à campanha.

Imagens de um vídeo produzido pela CBF com a participação de artistas e atletas se posicionando contra o racismo também serão exibidas também nos telões dos estádios.

“Essa é a mensagem potente que queremos passar para toda a sociedade. Com racismo, não tem jogo. Contamos com o apoio de cada torcedor. Racismo é um crime brutal e deve ser banido dos estádios. Basta de preconceito”, afirma o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

O combate ao racismo no futebol não é uma novidade, mas foi intensificado após os mais recentes casos envolvendo jogadores brasileiros e torcedores, no país e no exterior.

Na quarta rodada do Brasileirão, um torcedor do Athletico foi identificado na Arena da Baixada como suspeito de racismo. Imagens mostram ele imitando um macaco em direção à torcida adversária.

O incidente ocorreu na partida entre Athletico e Flamengo, no início do mês. O caso é investigado pelo clube e pela Polícia Civil.

Também recentemente, o atacante brasileiro Vinícius Junior foi vítima de racismo no jogo entre Valencia x Real Madrid, pela 35ª rodada de La Liga.

No último domingo, parte dos torcedores do Valencia que estavam no estádio Mestalla começaram a gritar “mono”, que significa “macaco” em espanhol, desde antes do jogo começar.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo