Compras virtuais quase empatam com as presenciais na preferência dos brasileiros

Embora as compras virtuais continuem sendo o canal de compras de preferência dos consumidores (quase 52%), fica quase empatado com aqueles que ainda preferem comprar presencialmente (48%). É o que mostra a pesquisa realizada pela Trigg com mais de 4 mil brasileiros entre os dias 7 a 14 de fevereiro.

Segundo relatório intitulado “Shopper Story 2022” grande parte dos consumidores procuram o produto desejado em lojas físicas e compra virtualmente depois. Elas gostam de verificar as tendências e novidades presencialmente. Além disso, a pesquisa mostra que a facilidade na compra e na entrega (51%) é um dos fatores que mais atrai os brasileiros no momento de consumir.

O Índice de Confiança do Comércio (Icom), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 1,1 ponto em março para 86,9 pontos, registrando a segunda alta consecutiva. Na métrica de médias móveis trimestrais houve virtual estabilidade, com variação de -0,1 ponto.

A alta do Icom em março foi concentrada em dois dos seis principais segmentos do setor embora, mas com avanço nos dois horizontes temporais mensurados. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) variou 0,3 ponto para 86,9 pontos, pelo segundo mês consecutivo, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) que tinha caído em fevereiro, voltou a subir 1,6 ponto, para 87,3 pontos.

Apesar da recuperação da confiança nos últimos dois meses, o patamar médio do primeiro trimestre de 2023 ficou abaixo do final do ano passado, mantendo a trajetória negativa pelo segundo trimestre consecutivo. A continuidade desse cenário desfavorável foi mais influenciada pela piora na percepção da situação atual, que registrou queda de 9,1 pontos na passagem trimestral, enquanto o IE-COM caiu 1,9 ponto.

Fonte: Monitor Mercantil

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