Cotidiano

Defesa Civil informa que o Brasil possui 14 mil pontos de risco de desastres

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, informou nessa terça-feira (21/02) que o país já tem mapeados pela Defesa Civil Nacional cerca de 14 mil pontos de alto risco de desastres com aproximadamente 4 milhões de pessoas morando nestas áreas.
Waldez Góes afirmou que em razão das fortes chuvas no litoral norte de São Paulo, que causaram deslizamentos e bloqueios exatamente em áreas de risco, a Defesa Civil tem mantido reuniões constantes com autoridades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Para Goéz, o Brasil tem um sistema de Defesa Civil bem estruturado e organizado. “Temos uma comunicação vertical muito assertiva no que diz respeito estados e União, mas os municípios ainda precisam se organizar mais”, concluiu.

As fortes chuvas no litoral norte do estado de São Paulo já contabilizam 48 óbitos, 23 feridos, além de 766 pessoas desabrigadas e outras 1730 desalojadas. Entre os desabrigados, a maioria, 500 pessoas, estão em São Sebastião que também tem outras mil pessoas desalojadas. As vítimas foram transferidas para uma escola Municipal.

Segundo o Secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, os próximos dias ainda devem ser de muita atenção porque a previsão é de muita chuva na região. “Estão previstas entre 100 e 150 milímetros. Nós estivemos ontem em São Sebastião e o dia estava bastante tranquilo, ensolarado, mas à noite a gente sabe que choveu. Para região da Serra da Mantiqueira, a previsão para hoje é em torno de 250 milímetros de chuva”, alertou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo