No dia 1º de março, o Rio de Janeiro completou 458 anos de sua fundação. No mesmo dia, em Lisboa, Portugal, a Cidade Maravilhosa recebeu um presente: a agência brasileira de turismo, a Embratur, anunciou que o Rio será transformado em centro de desenvolvimento de inovação aplicada ao turismo, projeto chamado de Embratur Lab e que contará com a parceria do Turistech Hub Brasil.
A ideia é começar pelo Rio e depois replicar a experiência em outros estados brasileiros. Segundo o responsável pela Embratur Lab, Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da agência, o objetivo do projeto é usar a tecnologia para melhorar a experiência dos turistas internacionais no Brasil. “Para isso, vamos convocar e apoiar startups para usar o Rio de Janeiro como espaço de experimentação dessas novas soluções e tecnologias. Queremos transformar o Rio em um grande laboratório de tecnologia para o turismo”, afirmou Gevaerd.
“O Rio de Janeiro foi escolhido para iniciar esse projeto porque tem uma grande diversidade de serviços ligados ao turismo. A cidade será nosso primeiro grande laboratório para testar inovações que serão utilizadas nos destinos turísticos em todo o Brasil”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O centro de desenvolvimento pretende, entre outras coisas, organizar um Big Data para que as empresas do setor de turismo identifiquem tendências e comportamentos dos consumidores e personalizem suas ofertas de acordo com a demanda do público.
O Brasil participa da BTL Lisboa 2023, a maior feira de turismo de Portugal. A Feira acontece até dia 5 de março, no Parque das Nações. Na quarta-feira (1º), o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou estandes brasileiros, como o da Secretaria de Turismo de Fortaleza.
Por Leo Ladeira (jornalista)
