
Encenação da Paixão de Cristo emociona público de 80 mil pessoas no Distrito Federal
No ano em que completou 50 anos, um dos eventos mais aguardados pelos fiéis reuniu público de cerca de 80 mil pessoas no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF), nesta Sexta-feira Santa (07/04). A tradicional encenação da Via Sacra contou com mais de 1,4 mil voluntários e investimento de R$ 1,3 milhão do Governo do Distrito Federal (GDF).
“A Via Sacra no Morro da Capelinha é um dos eventos mais esperados do ano, que há 50 anos promove o turismo histórico, tradicional e religioso na região de Planaltina. Atraindo turistas das diferentes regiões brasileiras, fortalecendo o desenvolvimento da cadeia produtiva, estimulando o comércio local, a rede hoteleira e demais categorias de empregos diretos e indiretos”, destacou o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.
A encenação começou às 16h. Nem o clima nublado e nem a subida árdua do Morro da Capelinha impediram o público de acompanhar a jornada de Jesus Cristo, de acordo com a história bíblica. Mesmo com o princípio chuvoso, milhares de pessoas acompanharam de perto e sentiram muita emoção em meio à apresentação, vendo cada cena marcante, como Pôncio Pilatos lavando as mãos, a condenação de Cristo, a libertação de Barrabás, a caminhada ao calvário, a crucificação e a ressurreição.
Para o arcebispo da Arquidiocese de Brasília, Dom Paulo Cezar, a Via Sacra de Planaltina consegue, por meio da arte, passar a mensagem central da fé cristã. “Isso é muito importante hoje. É uma forma bonita de evangelizar, em que a fé vai entrando e sendo anunciada com leveza, onde o centro da fé, que é o mistério da morte e ressurreição de Jesus, vai penetrando no coração da gente com beleza e leveza da arte”, definiu.
A 50ª edição reuniu mais de 1.400 voluntários, entre atores, coordenadores e figurantes. Os mais de R$ 1,3 milhão de aporte do GDF foram repassados pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur), com R$ 690 mil, e pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), com R$ 617 mil.
Também foi montado um plano de segurança, que envolveu as polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), o Corpo de Bombeiros (CBMDF), o Departamento de Trânsito (Detran) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). As secretarias de Saúde (SES), de Transporte e Mobilidade (Semob), de Turismo (Setur) e DF Legal, além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Neoenergia, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), do Samu, da Cruz Vermelha, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Conselho Tutelar também fizeram parte da operação.
Antes do evento, o local recebeu cuidados na compactação do solo com cascalho. As estradas também foram limpas e cuidadas para a passagem do público e dos atores e figurantes. A Caesb disponibilizou cerca de 25 mil litros de água para hidratação do público.
Fonte: Agência Brasília de Notícias



