Mais de 500 pessoas, entre servidores das forças de segurança e resgate do governo do estado de São Paulo, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários, seguem empenhadas nas ações de resgate, salvamento e identificação das vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral Norte ao longo do fim de semana.
“O governo do estado decretou situação de calamidade pública para que pudesse fazer imediatamente a primeira liberação de recursos para fazer frente às primeiras despesas. Liberamos ontem 7 milhões de reais para os municípios, deslocamos para cá equipamentos e efetivo de maneira que a gente constituísse uma grande operação”, detalhou o governador Tarcísio de Freitas à imprensa.
O município de São Sebastião, principalmente na região da Costa Sul, foi o mais afetado pelos temporais. As regiões da Barra do Sahy e Juquehy estão isoladas em razão das quedas de barreiras ao longo da rodovia. Os serviços de água, luz e telefonia estão comprometidos em razão da queda de postes e o carreamento de sedimentos para as estações de tratamento de água.
“Bairros ainda se encontram isolados e o foco neste momento sob o comando do presidente Lula e do governador Tarcísio é buscar ainda vidas. Ainda que seja um clichê, onde há esperança há vida. Todos os homens mobilizados neste momento para buscar vidas dentre os escombros”, afirmou o prefeito Felipe Augusto, de São Sebastião.
O Ministério da Saúde enviou, nesta segunda-feira (20/02), kits de apoio com medicamentos e insumos para apoiar e auxiliar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo. De acordo com o ministério, equipes de vigilância em saúde e ambiente acompanham a situação.
Neste primeiro momento, estão sendo enviados três kit que atendem cerca de 4,5 mil pessoas durante um mês. Cada kit contém 25 tipos de medicamentos e 13 diferentes insumos, preparados para atender a população em situações de emergência.
