
Governo de Minas Gerais anuncia concurso para preencher 20 mil vagas na área de Educação
Um novo edital para sete cargos da Educação no Estado de Minas Gerais deverá ser publicado até o final de maio deste ano, de acordo com a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do governo mineiro, Kênnya Kreppel Dias Duarte. O anúncio foi feito nesta semana durante audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Segundo a subsecretária, este edital é fruto de grupo de trabalho iniciado no ano passado e a atual fase é de finalização do pregão da executora do concurso, que será realizado pela Fundação Getúlio Vargas.
“Com a publicação do edital, teremos o prazo do Tribunal de Contas, de 60 dias, e da inscrição, de 30 dias. A previsão de realização das provas deverá ser em 60 dias após isso. E o resultado final, com a homologação, deverá acontecer 240 dias a partir da publicação do edital”.
Os cargos oferecidos pelo governo mineiro serão de: professor de educação básica; especialista de educação básica; analista educacional; analista em setor de escola; analista de educação; técnico de educação; e assistente técnico de educação básica. De acordo com o assessor chefe de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Fernando Antônio França Sette Pinheiro Júnior, ao todo serão 20 mil vagas.
“Fizemos isso para dar celeridade às outras carreiras. Não temos previsão para concurso para ASB, decidimos priorizar as demais carreiras, e a homologação deste novo concurso deverá ocorrer, no mais tardar, no início do ano que vem. Essa é nossa intenção. Queremos também, a longo prazo, que toda nossa rede de professores seja de concursados”, afirmou Fernando Antonio França.
Para o edital vigente, SEE 7/2017, de provimento de cargos das carreiras, em educação básica, de especialista e professor, o assessor prometeu a nomeação de mais cinco mil profissionais até o final do ano.



