O Hospital de Messejana (HM), localizado na cidade de Fortaleza, atingiu na última terça-feira (21/02) a marca de 500 transplantes cardíacos concluídos. Com esse resultado, o Hospital, que está sob o controle da Secretaria de Saúde do Governo do Ceará, consolidou-se como o segundo no País a conseguir realizar essa quantidade de transplantes, ficando atrás apenas do Instituto do Coração, localizado em São Paulo, com mais de mil transplantes.
De acordo com a diretoria do Hospital de Messejana, essa conquista é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar, que conta com 33 profissionais de diferentes expertises, como cirurgiões, cardiologistas e anestesistas. Todo esse conjunto de profissionais atua de forma a tratar clinicamente a insuficiência cardíaca, já que o transplante consiste no tratamento final. Os integrantes da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca, além do trabalho voltado ao público portador de problemas no coração, reforçam a estrutura de atendimento do hospital.
Além do sucesso em relação aos transplantes cardíacos, o HM também é referência em atendimento em pneumologia. Em junho de 2011, a unidade se tornou a primeira em todo o Norte e Nordeste a realizar um transplante pulmonar. Ao todo, o Hospital de Messejana realizou 2.675 procedimentos cirúrgicos em 2022.
Ainda no ano passado, a unidade se converteu na primeira do País a conseguir certificação de qualidade para serviços de ecocardiografia. O reconhecimento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
