Indústrias lançam campanha para incentivar o consumo de leite pelos brasileiros

Depois de dois anos seguidos de baixa de vendas de leite longa vida, as grandes empresas do ramo se uniram para investir R$ 12 milhões em um movimento para incentivar o consumo da bebida em todo o País. A partir deste domingo será veiculada em TVs abertas e por assinatura a campanha “A vida pede leite”, que contará com um exército de influenciadores (em torno de 60 pessoas) nas redes sociais.

O cenário atual incentivou as indústrias a trabalharem numa ofensiva de comunicação, algo que não era levado adiante pela Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida (ABLV) há pelo menos 15 anos. Com a inflação e a queda do poder de compra das pessoas, as vendas de leite das integrantes da Associação caíram 5% no ano passado em comparação a 2021, chegando perto de 6,4 bilhões de litros, segundo uma estimativa prévia.

O universo dos lácteos longa vida, que além do leite UHT soma achocolatados, creme de leite e leite condensado, é bilionário. Entre os associados e não associados da ABLV move-se R$ 50 bilhões anuais. A ideia é atrair apoiadores para o movimento.

Em um dos filmes que serão veiculados em tevês, por exemplo, escuta-se de uma interlocutora animada que “leite é tudo” e que o alimento é uma importante fonte de cálcio e proteínas. Já em redes sociais ou para o público médico, a disseminação de informações será mais detalhada.

O momento para o início do trabalho é ideal na avaliação da ABLV, já que, mesmo que o cenário econômico não esteja com essa bola toda, o consumo da bebida se recupera. Uma explicação é o recuo de patamares de preços em comparação aos picos de 2022, quando o leite chegou a puxar a inflação de alimentos.

Uma pesquisa recente da Kantar informa que o consumo de leite cresceu 3,2% no primeiro bimestre de 2023, para perto de 1,2 bilhão de litros. A bebida alcança 99% dos lares brasileiros.

 

 

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