Inverno começa na próxima 6ª; semana se inicia com temporais em algumas áreas e baixa umidade do ar em outras

O inverno no Hemisfério Sul começa na próxima sexta-feira (21/06). De maneira geral, a estação do inverno terá temperaturas acima da média em todo o Brasil, principalmente entre agosto e a primeira quinzena de setembro, período que pode registrar novas ondas de calor.

Apesar de serem esperados dias de frio, até mais gelados do que no ano passado, os períodos com temperaturas mais altas do que o normal vão predominar e serão mais longos a partir do início do inverno.

Com o fim no El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico Equatorial, há expectativa da instalação do La Niña no segundo semestre deste ano no País.

O La Niña ocorre quando há o resfriamento da faixa Equatorial Central e Centro-Leste do Oceano Pacífico. Ele é estabelecido quando há uma diminuição igual ou maior a 0,5°C nas águas do oceano. O fenômeno acontece a cada 3 ou 5 anos.

Para o Brasil, os efeitos clássicos do La Niña são: aumento de chuvas no Norte e no Nordeste; tempo seco no Centro-Sul, com chuvas mais irregulares; e tendência de tempo mais seco no Sul.

Confira como ficam as condições do tempo nesta segunda-feira (17/06) antes do início do inverno

Sul
A chuva se espalha pela região. Todo o Rio Grande do Sul assim como o oeste e o sul de Santa Catarina terão precipitação com forte intensidade, em forma de temporais, ao longo do dia.

O leste catarinense, incluindo Florianópolis, e o sudoeste do Paraná, incluindo a região de Foz do Iguaçu, começam o dia com muitas nuvens, e seguem com possibilidade de chuva a qualquer momento.

As demais áreas da região permanecem com tempo firme, mesmo com alguma variação de nebulosidade no nordeste de Santa Catarina.

Sudeste
A chuva segue concentrada no norte capixaba e no extremo nordeste mineiro, mas com fraca intensidade e acontecendo de forma bem passageira.

As demais áreas da região, inclusive os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, seguem com tempo firme e ensolarado, sem previsão de chuva.

Centro-Oeste
O sol predomina na região e o ar permanece seco. O tempo segue firme em todos os estados, sem previsão de chuva.

A umidade relativa do ar poderá alcançar índices inferiores a 30% em algumas áreas.

Nordeste
O sol aparece em todo o litoral. No entanto, a variação de nebulosidade provocada pela circulação dos ventos vindos do oceano favorece a ocorrência de chuva isolada da faixa leste da Bahia até o Rio Grande do Norte.

No norte do Ceará, do Piauí e do Maranhão, as nuvens ficam mais carregadas e há previsão de pancadas de chuva no fim do dia, acompanhadas por raios.

Nas demais áreas do interior nordestino, o tempo segue firme, sem previsão de chuva.

Norte
As áreas da faixa sul da região devem receber pouca ou nenhuma chuva. O Tocantins segue com tempo firme e ensolarado.

No centro-norte do Amazonas e do Pará, incluindo as capitais dos dois estados, deve haver registro de pancadas isoladas ao longo do dia.

A chuva mais forte fica concentrada no noroeste do Amazonas, em Roraima e no litoral do Amapá, onde chove a qualquer hora do dia e em forma de temporais com forte intensidade.

Clique aqui e veja outras previsões no site da Climatempo.

Para mais notícias e informações, visite a seção Cotidiano do Infoflashbr.

Sair da versão mobile