O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu nesta terça-feira (13/06) o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, em uma visita surpresa que não estava na agenda do líder norte-americano.
Conforme confirmado por fontes diplomáticas às agências internacionais, o encontro foi organizado após o governo norte-americano ter sido informado da presença de Lacalle Pou nos Estados Unidos.
O presidente uruguaio está nos Estados Unidos em viagem particular, pois esta noite recebe em Nova York a insígnia de ouro da Americas Society, e por ocasião desta viagem a Casa Branca o convidou para que ele e Biden pudessem se encontrar.
Segundo as mesmas fontes, os presidentes falaram sobre questões globais e temas sobre os quais trabalhar juntos, sem dar mais detalhes.
A reunião durou cerca de uma hora e contou com a presença, além dos dirigentes, do chanceler uruguaio, Francisco Bustillo, e do embaixador em Washington, Andrés Augusto Durán Hareau.
Pela Casa Branca estiveram o vice-assessor de Segurança Nacional, Jonathan Finer, e o principal assessor de Biden para a América Latina, Juan González. EFE
