O Enviado Especial do Clima do governo do Estados Unidos, o ex-candidato a presidente John Kerry, se reuniu nesta terça-feira (28/02) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para buscar um alinhamento de ações efetivas à preservação do meio ambiente e o combate à crise climática. O representante do governo americano visitou o Congresso Nacional para dar sequência à agenda do Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas Brasil-EUA, que os presidentes Joe Biden e Lula relançaram durante reunião em 10 de fevereiro, nos Estados Unidos.
As negociações entre os dois países buscam, ainda, avançar na determinação de um valor, que precisa ser aprovado pelo parlamento americano, a ser destinado ao Fundo Amazônia, para reforçar as ações de proteção ao meio ambiente e preservação da floresta.
Rodrigo Pacheco afirmou que o encontro com John Kerry foi “muito positivo”, com avanço no alinhamento e estabelecimento de parcerias, e manifestou otimismo com futuros entendimentos em favor do combate à crise climática.
“Coloquei o Senado e o Congresso Nacional à disposição dessa colaboração com o Executivo do Brasil e dos Estados Unidos. Existe uma consciência do que precisa ser feito, agora é efetivamente fazer. Naturalmente, contaremos com a colaboração de diversos países da comunidade internacional e a manifestação de apoio dos Estados Unidos e do Brasil nesse sentido, inclusive, com a alocação de recursos do Fundo Amazônia. Tudo isso é muito bem-vindo”, disse Pacheco.
Mais cedo, John Kerry se reuniu com senadores e deputados que fazem parte do Parlamento Amazônico (Parlamaz) e de frentes parlamentares em defesa da Amazônia. O representante do governo americano foi recepcionado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente do Parlamaz, que coordenou a reunião. Além de Nelsinho, participaram da reunião os senadores Izalci Lucas (União Brasil-DF), Tereza Cristina (PP-MS), Esperidião Amin (PP-SC) e Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e os deputados federais Zé Silva (Solidariedade-MG) e Zé Vitor (PL-MG).
Anteriormente, John Kerry havia se reunido nesta segunda-feira (27/02) com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Segundo a embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a visita de Kerry ao país tem como objetivo discutir como as duas nações podem colaborar em três eixos centrais: combate à crise climática, fim do desmatamento ilegal e transição energética.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
