Maria Bethânia toma posse como nova imortal da Academia de Letras da Bahia

Um dos símbolos musicais do Brasil, a cantora Maria Bethânia tomou posse e se tornou a nova imortal na Academia de Letras da Bahia (ALB), assumindo a cadeira 18. A cerimônia foi realizada na noite desta quarta-feira (03/05), no Palacete Góes Calmon, em Salvador.

Em seu discurso na solenidade, Maria Bethânia destacou a importância de seu irmão, Caetano Veloso, para sua formação musical. Além disso, a cantora agradeceu aos familiares, amigos e colegas, ao Senhor do Bonfim e a líderes religiosos do Candomblé.

“Como caçula, pude ouvir distraidamente todos os grandes compositores, cantores e cantoras do Brasil daquela época. Caetano me traduzia o que ele ouvia. Entro na Academia de Letras da Bahia pelo trabalho que faço com a música e com a literatura, com a palavra. Assim, o meu agradecimento em primeiro lugar é para os autores, poetas, escritores de modo geral”, disse Bethânia.

A cadeira 18 da Academia de Letras da Bahia até então era ocupada pelo historiador, ensaísta e professor, Waldir Freitas Oliveira, e tem como patrono Zacarias de Góes e Vasconcelos. Bethânia foi eleita como nova imortal baiana em outubro de 2021.

Sair da versão mobile