
“Meu Nome é Gal” estreia em todo o País contando a história de uma das maiores cantoras brasileiras
Como na música “Meu nome é Gal”, o filme de ficção, do mesmo título, que estreou nas salas de cinema de todo o País neste feriado de 12 de outubro, busca trazer momentos da célebre cantora baiana, que morreu no ano passado.
Entre os episódios que o filme chama a atenção, estão as lutas dos artistas contemporâneos a ela no período da ditadura militar no Brasil, nas décadas de 60 e 70.
O destaque está para a interpretação da cantora por parte da atriz Sophie Charlotte. Ela incorpora as característica da garota tímida que se transforma em um dos ícones no movimento da MPB chamado de “Tropicália”.
Com direção de Dandara Ferreira e Lô Politi, o longa faz um resumo da trajetória da artista. Com 20 anos, ela sai da Bahia como Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida como Gracinha, em rumo ao Rio de Janeiro.
Lá, “a melhor cidade da América do Sul”, ao se encontrar com outros artistas como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Dedé Gadelha, torna-se Gal Costa, pronta para participar do Movimento Tropicália.
O longa retoma episódios de censura buscando impedir os artistas de usarem sua voz para denunciar a ameaça ditatorial.
Mas, a coragem do grupo e principalmente a força de Gal gosta, fazem a diferença na luta contra o militarismo, quando conseguem com as vozes encantadoras trazer mais adeptos à oposição, afinal, no contexto na época, “é preciso estar atento e forte. Não temos tempo de temer a morte”.
Esse cenário de guerra, com cenas reais de arquivo e imagens montadas, envolve o telespectador com apreensão e medo da violência. A cultura da Música Popular Brasileira (MPB) é transmitida em um ambiente de músicas lentas, festas, sexo, drogas e especialmente a disrupção.
O filme “Meu nome é Gal” conta com um elenco pequeno: Rodrigo Lelis é Caetano Veloso, Dan Ferreira éGilberto Gil, Camila Márdila é Dedé Gadelha, George Sauma é Waly Salomão, Luis Lobianco é Guilherme Araújo, Fábio Assunção é um diretor de TV e Chica Carelli é a mãe de Gal.
Elenco: Sophie Charlotte, Rodrigo Lellis, Camila Mardila, Luis Lobianco, Dan Ferreira, Chica Carelli e George Sauma



