Morre, aos 77 anos, Gabriel Figura, o “Padre Pop” de Curitiba

Morreu nesta segunda-feira (25/12) o padre Gabriel Figura, aos 77 anos. Pároco da Igreja dos Passarinhos, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, estava internado no Hospital São Lucas devido a uma queda em um acidente doméstico. A Arquidiocese lamentou a perda.

Gabriel Figura era um dos padres mais conhecidos de Curitiba. Por muitos anos teve suas missas transmitidas na Rádio Banda B e vivia participando de entrevistas. Foi personagens também de algumas matérias na Tribuna, como quando Gabriel Figura entrou com uma mula dentro da igreja e quando seu passarinho foi roubado.

Natural de Quitandinha, à época Rio Negro (PR), Gabriel Figura ingressou ainda menino no Seminário São José, em 1967, no Seminario Rainha dos Apóstolos. Formou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e em Teologia, em 1972, pelo Studium Teológico de Curitiba, mesmo ano em que foi ordenado sacerdote na Paróquia Nossa Senhora das Dores, pelo arcebispo Dom Pedro Fedalto. Foi primeiro pároco de São Gabriel em Fazenda Rio Grande. Depois foi Pároco de Nossa Senhora do Carmo no Boqueirão.

Com a morte de seu amigo Monsenhor João Augusto Sobrinho veio a atuar como pároco na Paróquia Nossa Senhora das Dores, Aposentou-se em 2020, vindo a residir ora em sua Chácara em Quintandinha, ora em Curitiba, onde sofreu um acidente doméstico e após a queda passou por dias na UTI. Já no quarto do hospital, seu quadro agravou-se vindo a falecer nesta madrugada de Natal.

Sair da versão mobile