O empresário e ex-vice-governador do Rio Grande do Sul Cláudio Enio Strassburger morreu aos 95 anos, nesta quarta-feira (1º), em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O corpo de Strassburger é velado na Câmara de Vereadores de Campo Bom na manhã desta quinta-feira (02/11). A cerimônia de cremação será realizada às 16h, no Parque Jardim da Memória, em Novo Hamburgo.
A causa da morte não foi informada. Strassburger fundou a Strassrburger S/A Indústria e Comércio, empresa pioneira na exportação de calçados do Brasil, em 1968, de Campo Bom para a Inglaterra.
“A empresa foi, certamente, uma das maiores da história do Vale do Sinos, importantíssima para o desenvolvimento econômico da região”, diz a prefeitura, em nota. Leia na íntegra abaixo.
Strassburger foi vice-governador do RS eleito em 1982, na chapa de Jair Soares. Também foi deputado federal e secretário estadual da Indústria e Comércio.
O município de Campo Bom decretará luto oficial de três dias. O partido Progressistas também manifestou pesar pela morte de Strassburger. Leia a manifestação abaixo.
Strassburger deixa quatro filhos – Carlos, Oscar, Vitória e Carmen -, além de netos e bisnetos.
Nota do partido Progressistas
O Progressistas gaúcho está em luto
Com profunda tristeza lamentamos o falecimento do amigo e ex-presidente do PDS-RS Cláudio Ênio Strassburger.
O Progressistas-RS apresenta sentidas condolências à família e amigos. Strassburger foi vice-governador do Rio Grande do Sul, vereador, secretário estadual da Indústria e Comércio, deputado federal, vice-presidente da Fiergs, considerado um dos pioneiros das exportações de calçados.
Homem público honrado, grande ser humano, democrata e defensor do diálogo deixará um legado irretocável na política gaúcha e no empreendedorismo nacional e internacional.
