A Prefeitura da cidade amazonense de Coari, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a organização não governamental Visão Mundial, promoveram na última sexta-feira o 1º Encontro do Selo UNICEF na cidade. O evento tem por objetivo apoiar os municípios do Médio Solimões participantes da iniciativa sobre como implementar a Busca Ativa Escolar (BAE), a Busca Ativa Vacinal (BAV), a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), entre outras políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. O encontro foi realizado no Auditório Municipal José Silvério Nery.
Participaram do evento os técnicos e gestores das equipes dos municípios de Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Codajás, Benjamin Constant, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Maraã, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini.
“A gestão municipal de Coari teve a satisfação de promover esse encontro presencial, em parceria com o UNICEF e a Visão Mundial, e receber os municípios do Médio Solimões para que juntos possamos avançar no desenvolvimento das atividades da iniciativa. Sabemos da importância de reafirmar o compromisso na garantia dos direitos de crianças e adolescentes e, com isso, cada vez mais avançar nos nossos indicadores de impacto social para melhorar a educação, saúde e assistência social para meninas e meninos dos nossos municípios”, declarou Keitton Pinheiro, prefeito de Coari.
Além de promover o encontro, a gestão municipal de Coari ofereceu todo o apoio para que as equipes municipais pudessem participar do evento, como hospedagem para os participantes do encontro; alimentação para os profissionais inscritos no evento; espaço com conexão Wi-Fi para os participantes; certificado digital de participação; e materiais de apoio durante o encontro.
“Esse encontro em Coari é de grande importância para o aprendizado e a experiência de toda a nossa equipe. Em nosso município, os principais desafios são a articulação com a Secretaria de Saúde para desenvolver as atividades da Busca Ativa Vacinal; bem como a Busca Ativa Escolar; e implementar a Lei da escuta protegida. Então, encontros como esse são o momento ideal para coletarmos informações para melhor desenvolver as atividades do Selo UNICEF”, compartilhou Emília Mendes, articuladora do Selo em Juruá.
As atividades que estão sendo entregues neste primeiro semestre no Selo UNICEF são: Busca Ativa Vacinal – Etapa 1 – adesão à plataforma da BAV e curso na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI); reunião do CMDCA de 2022; Busca Ativa Vacinal – Etapa 2 – cursos específicos e cadastro da equipe na plataforma; realização da primeira etapa do Indique; realização do Primeiro Registro de Práticas Qualificadas de Educação Infantil; primeira medição da Busca Ativa Escolar; enfrentamento da cultura do fracasso escolar; programa de lavagem de mãos e higiene na pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental.
A coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, afirma que o encontro presencial em Coari ajudou a integrar e dar apoio técnico aos municípios nas entregas das ações propostas pela iniciativa. “A equipe técnica da Visão Mundial está feliz pelo convite da gestão municipal de Coari para podermos capacitar os municípios do Médio Solimões, pois sabemos que as equipes municipais do Selo UNICEF, no Amazonas, enfrentam desafios para conseguir desenvolver as atividades, principalmente, devido o acesso à internet ou mesmo por terem outras atribuições em suas rotinas”, finalizou Lucinete.
O Selo UNICEF
Nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, o Selo UNICEF Edição 2021-2024 é implementado pela Visão Mundial. O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.
O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. Alcançar essas meninas e esses meninos e mobilizar esses gestores públicos só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais que acreditam no mandato do UNICEF e de parceiros como B3 Social, Instituto Claro, Grupo Profarma, Coelba, Celpe, Cosern, Elektro, Enel, Energisa, Equatorial Energia e RGE.
Fonte: site da UNICEF Brasil
