O ovo de chocolate foi o item que mais encareceu entre os produtos que compõem a cesta de Páscoa. Levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que o tradicional presente trocado na data acumulou inflação de 18,61% em relação ao ano passado. O chocolate, aliás, puxou a fila da alta. O segundo produto que mais subiu foi o bombom, 12,54%, e em quarto lugar aparece o chocolate em barra, com aumento de 9,22%. Entre ambos, no terceiro posto da lista dos preços mais salgado outro item tradicional: o bacalhau, ingrediente muito utilizado no almoço da Sexta-Feira Santa, que subiu 10,05%.
“O chocolate é um item cujo preço vem subindo desde o ano passado em função da alta dos custos de produção. A isso se soma a pressão do fenômeno sazonal, ou seja, o aumento da procura nesta época do ano”, argumenta Guilherme Moreira, coordenador do IPC, da Fipe.
Opções em substituição ao bacalhau, a corvina teve variação no preço de 4,79 % no período, e a merluza registrou aumento de 4,90%.
Já números do Buscapé apontam um aumento de 118% na pesquisa por chocolates entre 27 de março e 2 de abril. Na comparação com os ovos, os bombons e barras mais procurados são quase R$ 20 mais baratos, em média.
Os dados indicam a busca por pacotes de bombons ou barras de chocolate de 1kg, que também serve de matéria-prima para quem produz Ovos artesanalmente. O Buscapé detectou que essas alternativas mais pesquisadas na semana anterior à Páscoa foram o pacote de bombom Sonho de Valsa de 1kg, um kit com oito barras (100g) da Milka, pacote de bombom Ouro Branco de 1kg, barra de chocolate Blend Nestlé de 1kg e barra de chocolate ao leite Garoto de 1kg. O preço médio dessas ofertas foi de R$ 55,60 no período analisado.
Na última semana, houve um aumento de 262% na procura por ovos de Páscoa. Os mais buscados foram Kinder Ovo Natoons de 150g, Kinder Ovo Floresta Encantada de 150g, Lacta Sonho de Valsa 277g e as versões do Ferrero Rocher de 225g e 365g. Todas opções em quantidade bem menor do que as barras e bombons mais pesquisadas e, ainda assim, esse Top 5 de Ovos de Páscoa tem média de preço maior: R$ 72,99.
Já de acordo com levantamento realizado pela plataforma Nuvemshop, houve um aumento de 49% nas vendas de produtos relacionados à Páscoa no e-commerce de PMEs de todo o país. Somente entre os dias 1º de março e 4 de abril, as pequenas e médias empresas online venderam mais de 50 mil produtos cadastrados com a palavra “Páscoa” em seus sites próprios. No período correspondente de 2022, foram cerca de 33.500 produtos vendidos.
Além disso, o registro de produtos classificados como “Páscoa” na plataforma da Nuvemshop cresceu 53% em relação a 2022, passando de 2.506 para 3.829 itens. Dentre estes produtos, estão ovos de chocolate, embalagens temáticas e itens de decoração.
Os dados foram levantados durante os períodos entre 9 de março a 12 de abril de 2022 e entre 1º de março e 4 de abril de 2023, um mês e uma semana antes das comemorações de Páscoa de cada ano.
Fonte: Monitor Mercantil
