Dinheiro

Para 98% dos executivos do mercado, política econômica de Lula está na direção errada

Para 98% dos executivos do mercado financeiro, a política econômica do governo Lula está indo na direção errada. O resultado faz parte de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15/03) pela consultoria Quaest, que consultou 82 executivos e economistas de fundos de investimentos com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O levantamento, realizado por meio de entrevistas online, indica que há pessimismo no mercado de capitais em relação ao futuro do país: só 6% acham que a economia vai melhorar nos próximos 12 meses, enquanto 78% consideram que haverá piora. Outros 16% falam que o cenário deve permanecer do mesmo jeito.

O pessimismo majoritário nesse segmento contrasta com o da população em geral. No mês passado, pesquisa nacional da Quaest mostrou que 62% acreditavam na melhora da economia, contra só 20% que esperavam piora.

A maioria dos executivos e economistas prevê recessão neste ano. São 73% os que fazem esse prognóstico, enquanto 27% rechaçam essa possibilidade. No início deste mês, o IBGE divulgou que o Produto Interno Bruto cresceu 2,9% no ano passado, mas registrou recuo no último trimestre, o que pode impactar o desempenho da economia neste ano.

Apesar do elevado grau de pessimismo com a economia, prepondera no mercado financeiro a avaliação de que o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é regular (58%). A atuação do ministro é considerada negativa por 38% e positiva por 10% dos entrevistados pela Quaest.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo