De acordo com levantamento feito pela Serasa sobre principais características dos consumidores que usam cartão de crédito, a maioria dos entrevistados (36%) se descreve como consumidor consciente e utiliza o crédito como ferramenta de organização financeira com as contas diárias.
Depois de ouvir 3.097 pessoas da base Serasa entre os dias 2 de abril e 2 de maio, o levantamento identificou que mais da metade ds brasileiros (52%) possui três ou mais cartões de crédito – e, para 35% deles, o principal motivo dessa multiplicidade é para poder somar os limites.
Neste cenário, o cartão tem papel importante no orçamento familiar, sendo usado principalmente para compras parceladas (61%) e consumos essenciais (37%), como compras no supermercado, lojas de varejo e combustível. Por sua vez, o uso como complemento de renda foi apontado por 14% dos respondentes.
De acordo com a pesquisa, 19% se consideram como gestores básicos, que utilizam o cartão de crédito de forma cotidiana para complementar a renda ao pagar contas básicas, como água, luz e gás.
Ainda segundo a Serasa, cerca de 70% dos brasileiros que fazem uso do cartão de crédito possuem três ou mais cartões e muitos motivos podem estar atrelados a este movimento particular realizado pela sociedade brasileira.
Já o PIX no início de maio alcançou 124,3 milhões de operações, o que resultou em R$ 68,4 bilhões movimentados em apenas um dia.
Já segundo pesquisa encomendada pela fintech Zetra e realizada com 800 profissionais de empresas públicas e privadas em todas as regiões do Brasil, 58% dos trabalhadores não têm recursos suficientes para viver durante o mês. Além disso, 84% dos empregados afirmaram na ocasião não ter recursos para arcar com uma emergência financeira que superasse os R$ 10 mil.
