Polícia Civil realiza operação em cidades da região Sul para combater células neonazistas

Uma operação de combate ao nazismo foi realizada pela Polícia Civil em municípios do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Segundo informações divulgadas na manhã desta quarta-feira (12/07), no Rio Grande do Sul, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Passo Fundo, no Norte do Estado, e Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. A ação foi realizada nesta terça-feira (11).

Em Nova Petrópolis, uma mulher foi presa em flagrante após disparar contra policiais que foram até a sua residência. No local, os agentes apreenderam itens nazistas, duas armas e munições.

Já em Passo Fundo, uma estamparia onde eram produzidas camisetas com símbolos nazistas e supremacistas foi alvo da operação. Os materiais foram recolhidos.

A operação também ocorreu em Florianópolis, Blumenau, Joinville e Curitibanos, em Santa Catarina; em Praia Grande, em São Paulo; e em Curitiba, Maringá e Marialva, no Paraná.

Deflagrada pela Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Polícia Civil catarinense, com o apoio da Polícia Civil gaúcha, a ação é resultado do aprofundamento das investigações da Operação Gun Project, que foi deflagrada em outubro de 2022 para apurar a fabricação de armas de fogo, com a utilização de impressora 3D, por uma célula neonazista de Santa Catarina.

Além da produção de propaganda para divulgação do nazismo, o grupo realizava rituais de culto a Adolf Hitler. Os criminosos se autointitulavam “a nova SS de Santa Catarina”.

As investigações identificaram integrantes do grupo criminoso espalhados por diferentes Estados brasileiros.

Sair da versão mobile