Entretenimento

Prêmio Jabuti desclassifica edição de “Frankenstein” ilustrada por inteligência artificial

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), responsável pelo Prêmio Jabuti, desclassificou a edição de “Frankenstein” que concorria na categoria Ilustração porque as imagens foram criadas por uma ferramenta de inteligência artificial. Os indicados ao Jabuti, a mais tradicional premiação da literatura brasileira, foram anunciados nesta quinta-feira (09/11). Entre eles, estava o designer Vicente Pessôa, responsável pelas ilustrações.

A ilustração para o clássico de Mary Shelley foi desenvolvida com ferramentas de inteligência artificial pelo designer Vicente Pessôa, e é o nome dele que aparece entre os semifinalistas do prêmio entregue pela Câmara Brasileira do Livro.

A ilustração desenvolvida por Pessôa com ajuda de IA concorre com trabalhos dos ilustradores André Neves, Bruna Ximenes, Cris Eich, Daniel Kondo, Fayga Ostrower, Fran Matsumoto, Letícia Lopes, Odilon Moraes e Rogério Coelho.

Os cinco finalistas de cada categoria do Jabuti serão anunciados no dia 21 de novembro. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 5 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo. Haverá transmissão pela internet.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo