Mundo

Primeira vez na história que um ex-presidente dos EUA é indiciado na Justiça

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi acusado formalmente de crime no âmbito do episódio envolvendo um suposto pagamento de suborno a uma atriz de filmes pornográficos. A decisão foi tomada por um grande júri de Manhattan, em Nova York. Nenhum outro presidente dos EUA, estando ou não no cargo, jamais enfrentou acusações criminais na história.

De acordo com a investigação coordenada pelo promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, a suspeita é de que Trump tenha participado de um esquema de pagamento de suborno e à estrela de cinema adulto Stormy Daniels durante a campanha eleitoral à Presidência de 2016, para encobrir um suposto caso que o republicano teve com ela.

A denúncia foi protocolada sob sigilo e será divulgada nos próximos dias. As acusações específicas não são conhecidas publicamente neste momento. O escritório do promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, entrará em contato com os advogados de Trump para discutir sua rendição para enfrentar uma acusação.

Donald Trump declarou recentemente que continuará concorrendo à indicação presidencial do Partido Republicano mesmo diante de acusações criminais. O ex-presidente chamou frequentemente as várias investigações que o cercam de “caça às bruxas”, afirmando ser uma vítima do que ele alegou serem investigações políticas lideradas por promotores democratas.

Trump também convocou protestos de seus apoiadores contra uma eventual prisão. Na semana passada, o ex-presidente disse que não se deixaria intimidar, e alertou sobre possíveis “mortes e destruição” caso enfrente acusações criminais.

“Que tipo de pessoa pode acusar outra pessoa, neste caso um ex-presidente dos Estados Unidos, que obteve mais votos do que qualquer presidente em exercício na história, e principal candidato (de longe!) à indicação do Partido Republicano, com um crime, quando é sabido por todos que nenhum crime foi cometido, e também conhecido que a morte e destruição em potencial com uma acusação tão falsa pode ser catastrófica para o nosso país?” escreveu Trump.

Os aliados republicanos de Donald Trump – assim como seus rivais do Partido Republicano para 2024 – condenaram o escritório do promotor distrital de Manhattan pela acusação, e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, prometeu iniciar uma investigação sobre o assunto.

Em dezembro, a Organização Trump foi condenada por várias acusações de fraude fiscal, embora o próprio ex-presidente não tenha sido acusado nesse caso.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo