O rei Charles III, acompanhado pelos príncipes de Gales, William e Kate, quebrou o protocolo e foi ao encontro de algumas das centenas de apoiadores que assistiam sua comitiva passar no centro de Londres, na tarde desta sexta-feira (05/05). As ruas da capital da Inglaterra estão tomadas por milhares de pessoas que já aguardam a coroação de Charles e de sua esposa Camila.
Às três da tarde, Charles III desceu de seu carro junto com os príncipes de Gales. A iniciativa foi uma surpresa para os presentes que não esperavam ver o monarca e os príncipes tão de perto. Por mais de 10 minutos, os rostos mais conhecidos da família real britânica cumprimentaram seus seguidores e até trocaram palavras com eles.
Na região em que Charles parou para falar com a população, na conhecida The Mall, a avenida que vai da Trafalgar Square ao Palácio de Buckingham, centenas de tendas se acumulam. Nem a chuva, nem o chão de terra, nem o frio da noite nem a presença incessante de turistas e mídia desanimam os fãs da família real britânica. Cerca de 11.500 policiais patrulham as ruas da cidade. Passaram-se 70 anos desde a última vez que se viu esta cerimónia de tradições centenárias. Mais precisamente em 1953, quando a Rainha Elizabeth II foi coroada.
Os reis almoçam antes da coroação
Após os ensaios realizados na manhã desta sexta-feira, e antes de sair para cumprimentar as pessoas que esperavam impacientes no The Mall, os reis e príncipes do País de Gales ofereceram um almoço especial na Marlborough House. Esta primeira reunião contou com a presença dos Governadores Gerais, Primeiros Ministros do Reino (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) e membros políticos da Commonwealth.
O rei mostrou seu nervosismo e alegria diante dos 42 participantes que estiveram no almoço, entre eles o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak; primeiro-ministro australiano Anthony Albanese; e o primeiro-ministro da Nova Zelândia, Chris Hipkins. Tudo isso, antes do encontro nesta tarde no Palácio de Buckingham com os convidados estrangeiros.
Felipe VI e Letizia chegam a Londres para a coroação de Charles
Os reis de Espanha chegaram nesta sexta-feira à tarde a Londres para assistir à coroação de Charles III. Eles fizeram isso separadamente. Os monarcas espanhóis deixaram a Embaixada da Espanha em Londres para comparecer à recepção oficial antes da coroação. O encontro será no Palácio de Buckingham, onde se encontrarão com outros monarcas europeus e internacionais.
Lula tem compromissos
O presidente Lula chegou pela manhã em Londres, e no início da tarde se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. O encontro ocorreu no escritório do político inglês. Os carros com a comitiva do presidente brasileiro chegaram à residência de Downing Street por volta de 15h55 no horário local (11h55 no horário de Brasília). O assessor especial da Presidência Celso Amorim também estava na área reservada às autoridades.
Segundo o governo federal, a pauta de Lula e Rishi Sunak na reunião inclui o comércio entre os países, cooperação tecnológica e questão ambiental. A agenda do dia ainda prevê a presença de Lula em uma recepção oferecida pela família real britânica no Palácio de Buckingham, residência oficial do monarca, às delegações estrangeiras que chegaram a Londres para o evento.
