Levantamento feito pela CVC aponta que as cidades que mais receberão turistas neste mês de abril são Rio de Janeiro e Buenos Aires, que despontam na preferência do viajante. Os destinos nacionais mais procurados para o feriado de Páscoa são, em ordem de ranking: Rio de Janeiro, Balneário Camboriú, Gramado, Fortaleza e Maceió.
Entre os destinos internacionais, o ranking para a Páscoa tem: Buenos Aires, Lisboa, Punta Cana, Santiago e Orlando. Já para o feriado de Tiradentes, o cenário é muito parecido, ficando dessa forma no nacional: Rio de Janeiro, Balneário Camboriú, Fortaleza, Porto de Galinhas e Salvador. No internacional, são os mesmos destinos observados na Páscoa, só trocando as posições no ranking, sendo: Buenos Aires, Lisboa, Orlando, Punta Cana e Santiago.
Já de acordo com o ViajaNet, que apurou as passagens aéreas mais compradas saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro nos dois primeiros meses do ano, o destino mais desejado é semelhante: o Nordeste. O levantamento mostrou que os bilhetes com origem em São Paulo comprovaram a alta procura por Salvador, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maceió, Brasília e Aracajú. Além desses, os paulistas também compraram passagens internacionais para Lisboa, em Portugal, e Buenos Aires, na Argentina.
Em relação às preferências dos cariocas, o interesse é maior nos destinos nacionais, como São Paulo, que apareceu em primeiro lugar, seguido por Salvador, Brasília, Recife, Fortaleza, Curitiba, João Pessoa e Porto Alegre. Fecharam o ranking, as cidades de São Luís e Florianópolis.
Parte da população do Sudeste procurou roteiros com praias, que representaram mais da metade da lista. Cidades como Salvador, Recife e Fortaleza têm atraído a atenção, principalmente a capital baiana, que aparece no top 3 de passagens aéreas saindo de São Paulo e Rio.
Segundo um estudo da agência online de viagens, que analisou 2,3M de buscas por termos relacionados ao segmento de turismo no Google no mês passado, a expressão “turismo nordeste” registrou crescimento de 22% em comparação a fevereiro de 2022.
Cidades do Sul também entraram na lista. Florianópolis foi o principal destino escolhido na região. Ainda de acordo com o levantamento do buscador, em fevereiro deste ano, o termo “pontos turísticos da Região Sul” teve aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o estudo, enquanto quem se encontra no Rio procura mais por voos domésticos, os paulistas querem ir além das fronteiras e, também, do Atlântico. No ranking, cidades como Lisboa e Buenos Aires apareceram como quinto e oitavo lugar, nessa ordem.
Fonte: Monitor Mercantil (http://www.monitormercantil.com.br)
