
Rio de Janeiro recebe Cúpula Social do Mercosul, evento que antecede encontro de líderes
O Rio de Janeiro está recebendo, a partir desta segunda-feira (04/12), a Cúpula Social do Mercosul, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio, no Centro. O evento, que antecede a Cúpula de Líderes, terá a participação de representantes da sociedade civil e dos países que integram o grupo.
A cerimônia de abertura está marcada para começar às 9h. Entre as presenças confirmadas, estão o prefeito Eduardo Paes, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A expectativa é de que, durante a tarde, sejam anunciadas novidades em relação ao acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, negociado há mais de 20 anos.
No domingo (3), no entanto, o presidente Lula já admitiu que as negociações podem fracassar. A declaração ocorreu ao fim da participação dele na COP 28, a Conferência da ONU sobre o Clima, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Antes, o presidente da França, Emmanuel Macron, se manifestou contra o acordo entre os blocos por considerá-lo mal remendado e antiquado.
Apesar disso, outro acordo costurado com Singapura deve ser anunciado ainda nesta semana. A possibilidade de consolidação do tratado ocorre após uma lacuna de 12 anos que o bloco não fecha acordo com um país extrarregional. Segundo o Itamaraty, a negociação que se arrasta desde o ano de 2018 está praticamente finalizada. No texto introdutório, as partes dizem que pretendem avançar em questões de crescimento e desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas.



