
Saiba em detalhes como será o dia da coroação do rei Charles III na Inglaterra
O rei Charles III será coroado ao lado da rainha Camila Parker-Bowles em uma cerimônia luxuosa na Abadia de Westminster, no próximo sábado (06/05). A posse fará parte de um longo fim de semana repleto de comemorações ao novo monarca, que vão desde festas de rua a concertos.
O novo rei sobe ao trono após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, em setembro do ano passado, e se torna o novo monarca mais velho da história britânica.
Leia abaixo o roteiro da coroação do rei Charles III.
Quando é a coroação do rei?
O serviço de coroação começará às 11h no sábado, 6 de maio na Abadia de Westminster. A cerimônia será seguida por um fim de semana de eventos, incluindo um show no Castelo de Windsor.
O que acontecerá na cerimônia de coroação?
O Rei e a Rainha Consorte chegarão à Abadia de Westminster em uma procissão partindo do Palácio de Buckingham conhecida como A Procissão do Rei. Suas Majestades serão coroadas na Abadia de Londres em um serviço que será conduzido pelo Arcebispo de Canterbury.
O Palácio de Buckingham disse que a cerimônia refletirá o papel do monarca hoje e olhará para o futuro, enquanto permanece enraizada em tradições e pompa de longa data.
Em comunicado, o Palácio acrescentou: “A Coroação é um serviço religioso solene, juntamente com uma ocasião de celebração e pompa. A cerimônia manteve uma estrutura semelhante por mais de mil anos, e espera-se que a coroação deste ano inclua os mesmos elementos principais, reconhecendo o espírito de nossos tempos”.
Nos últimos 900 anos, a cerimônia ocorreu na Abadia de Westminster, em Londres. Desde 1066, o serviço quase sempre foi conduzido pelo Arcebispo de Canterbury.
A Coroação incluirá muitas das cerimônias que foram vistas no serviço da falecida Rainha, como o juramento, unção , homenagem e entronização. Charles também terá a coroa de São Eduardo colocada em sua cabeça, coroando-o oficialmente como rei Charles III.
Ele estará sentado na Cadeira da Coroação, conhecida como Cadeira de Eduardo, segurando o cetro e a vara do soberano para representar seu controle da nação, e o orbe do soberano para representar o mundo cristão.
Ao contrário da coroação de sua falecida mãe em 1953, o rei será ungido fora da vista de todos, fechado atrás de uma tela de três lados, em vez de apenas um dossel.
A nova partição presta homenagem à Commonwealth e à paixão de longa data do rei pela sustentabilidade.
O serviço também foi planejado para representar diferentes religiões e grupos comunitários, de acordo com o desejo do rei de refletir a diversidade étnica da Grã-Bretanha moderna.
O rei se tornará o primeiro monarca a rezar em voz alta em seu serviço de coroação. A oração foi escrita especialmente para o Rei, que pedirá para ser uma “bênção” para aqueles “de toda fé e convicção”.
Mais de 8.000 convidados de 129 nações estiveram na Abadia de Westminster para a coroação da falecida rainha, mas o evento deste ano será limitado a 2.000 para acomodar restrições de saúde e segurança.
Entende-se que Charles deseja que uma congregação diversificada testemunhe o evento, e ele convidou representantes de suas muitas afiliações de caridade e de todo o setor de voluntariado. Em contraste, apenas uma minoria de deputados e pares foi convidada para a cerimónia.
Em 8 de abril, foi anunciado que mais de 1.250 voluntários e jovens foram chamados a participar da cerimônia em si ou fazer parte de um dos eventos ao redor.
Enquanto isso, o príncipe George se tornará o futuro rei mais jovem a desempenhar um papel oficial em uma coroação. O menino de nove anos terá a tarefa de carregar as vestes do rei ao lado de outros três pajens de honra – os alunos Lord Oliver Cholmondeley, 13, Nicholas Barclay, 13, e Ralph Tollemache, 12. Todos os três são filhos de amigos de Sua Majestade.
A rainha escolheu incluir como suas próprias páginas de honra seus três netos, os gêmeos Gus e Louis Lopes, 13, e Freddy Parker Bowles, 13, assim como seu sobrinho-neto, Arthur Elliot, 10.
Que coroa o rei usará?
O Rei será coroado com a Coroa de Santo Eduardo, que é feita de ouro maciço e apresenta mais de 400 pedras preciosas, incluindo rubis, granadas e safiras. Ele deixará a Abadia usando a Coroa do Estado Imperial.
Acredita-se que o rei chegue à sua coroação em uniforme militar, que então formaria seu principal traje de base para a cerimônia.
No entanto, ele também aparecerá em várias vestes cerimoniais, incluindo o manto de estado quando ele entrar na Abadia de Westminster. Isso também é conhecido como o manto do Parlamento, pois é usado para a abertura do Parlamento.
Ele então usará várias vestes sagradas em diferentes pontos da cerimônia.
Que música será tocada durante a cerimônia?
O rei pediu que música ortodoxa grega fosse tocada no serviço em homenagem a seu falecido pai, o duque de Edimburgo, a ser executada pelo Byzantine Chant Ensemble. Lord Lloyd-Webber também foi contratado pelo rei para escrever seu hino da coroação, no qual o compositor espera que “reflita a alegre ocasião”.
O hino é uma das 12 novas músicas selecionadas pessoalmente pelo monarca para sua cerimônia.
O Ascension Choir, um grupo de oito cantores “escolhidos a dedo” do coro que se apresentou no casamento do duque e da duquesa de Sussex, foi escolhido para a cerimônia.
Liderado por Abimbola Amoako-Gyampah, o Ascension Choir cantará Alleluia (O Sing Praises), tornando-se o primeiro grupo gospel a se apresentar na Abadia de Westminster para uma coroação.
O grupo cantará durante o serviço principal como parte de uma composição de duas partes que foi encomendada à premiada compositora de TV e cinema Debbie Wiseman.
Outra estreia na Coroação será a apresentação em galês de Coronation Kyrie, de Paul Mealor. A música será cantada pelo baixo-barítono Sir Bryn Terfel e pelo Coro da Abadia de Westminster na parte principal do serviço.
O Palácio disse que seis das novas canções foram compostas para orquestra e serão executadas antes do início do serviço.
O que acontecerá depois da Coroação?
Após a cerimônia, o Rei e a Rainha Consorte retornarão ao Palácio de Buckingham na Procissão da Coroação.
Foi revelado que a rota será uma fração do comprimento da realizada pela Rainha Elizabeth, levantando temores de que muitos simpatizantes da realeza possam perder a chance de ver a nova monarca.
A rota de 2,1 milhas levará o rei e a rainha da Abadia de Westminster ao Palácio de Buckingham, mas evitará grandes seções da capital que foram tomadas durante a procissão de coroação de cinco milhas da rainha Elizabeth II em 1953.
Será o contrário de sua jornada para a Abadia, o que significa que as pessoas que conseguiram garantir um lugar na rota verão o rei duas vezes.
O rei, a rainha e os membros mais antigos da família real ficarão na varanda do Palácio de Buckingham para o sobrevoo e para concluir os eventos cerimoniais do dia.
A coroação será televisionada?
A coroação será televisionada para o público britânico e internacional assistir. A coroação da falecida rainha foi a primeira a ser televisionada e ocorreu a pedido dela. Estima-se que 27 milhões de pessoas no Reino Unido assistirão à cerimônia pela televisão, com 11 milhões sintonizando no rádio. E centenas de milhões de pessoas acompanharão o evento ao redor do mundo.
O que acontecerá no dia seguinte à coroação?
Pessoas em toda a Grã-Bretanha participarão do Grande Almoço da Coroação, durante o qual vizinhos e comunidades serão convidados a compartilhar comida e diversão.
O rei e a rainha “escolheram pessoalmente” uma quiche de inspiração francesa para marcar sua coroação, com espinafre, favas, queijo e estragão.
O governo anunciou que o primeiro-ministro oferecerá um grande almoço em Downing Street no domingo e que os convidados incluirão voluntários da comunidade de todo o país.
Enquanto isso, o secretário de Cultura também convocou o público a mostrar suas comemorações locais em um mapa digital para marcar menos de dois meses até o evento.
Separadamente, um concerto de coroação será encenado e transmitido ao vivo no Castelo de Windsor pela BBC na noite de domingo.
Entre as estrelas que se apresentarão estarão Take That, Lionel Richie, Katy Perry, o cantor de ópera italiano Andrea Bocelli, o baixo-barítono galês Sir Bryn Terfel e a cantora e compositora Freya Ridings.
Mais de 57 locais em todo o Reino Unido, de Bournemouth a Belfast, terão telões, o que significa que mais de 100.000 pessoas poderão assistir ao evento em suas cidades natais.
Alguns locais de destaque que já confirmados incluem Cardiff Castle, Belfast City Hall e Picadilly Gardens em Manchester.
Enormes telas de televisão também serão colocadas no Hyde Park, Green Park e St James’s Park para exibição pública em Londres. Telas no St James’s Park também exibirão o Concerto da Coroação no Castelo de Windsor no domingo, 7 de maio.



