
Sobe para cinco número de mortos em avalanche nos Alpes franceses, e buscas continuam
Equipes de emergência que buscam desaparecidos após uma avalanche que atingiu os Alpes da França no domingo (09/04) encontraram mais uma vítima fatal sob a neve nesta segunda-feira (10/04). Com isso, subiu para cinco o número de mortos por conta do deslizamento de neve que ocorreu na manhã de domingo na geleira de Armancette, no vilarejo de Contamines, uma área muito buscada por esquiadores.
Lá, os turistas sobem cerca de 3.600 para descer esquiando. Foi justamente neste trecho que houve a avalanche. Nenhum alerta havia sido emitido pelo serviço de meteorologia francês, mas o calor e o vento podem ter causado o deslizamento.
“No verão, é uma área de caminhadas nas altas montanhas”, disse o secretário de Segurança de Contamines-Montjoie, François Barbier. “Os refúgios que dão acesso à geleira estavam cheios. As condições para o passeio estavam boas”, acrescentou, lamentando “a avalanche mais mortal da temporada”.
Equipes de busca seguem no local nesta segunda-feira.
Presidente da França lamenta tragédia
Segundo a RFI, cerca de 20 pessoas se envolveram nas buscas, entre policiais, bombeiros e socorristas, além de dois helicópteros e cães especializados em resgate em neve. A ocorrência de uma nova avalanche não está sendo descartada.
O presidente francês, Emmanuel Macron, publicou em uma rede social uma mensagem com seus “sentimentos” às “vítimas”. “Nossas forças de resgate são mobilizadas para encontrar pessoas ainda presas na neve. Nossos pensamentos estão com elas também”, disse
Nesta mesma geleira, dois irmãos – montanhistas experientes com cerca de 20 anos – morreram em 25 de dezembro de 2014, de acordo com a RFI.



